Governança Arquivística é tema de evento realizado com a participação de comunidade do curso de Arquivologia

8 de setembro de 2016

Responsável pela formação de profissionais e encaminhamento de ações pioneiras que visam a valorização de uma categoria imprescindível ao funcionamento de instituições públicas e privadas no Estado desde que foi criado, há dez anos, o curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba, segue seu percurso vanguardista como uma das instituições organizadoras do Seminário sobre o Papel da Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB), que teve início na noite de quarta-feira, 6, com a mesa de discussão “Governança Arquivística”. O evento teve como palestrantes a professora da UEPB, Jacqueline Barrancos, e o docente do curso de Arquivologia da UFPB, Luiz Eduardo, tendo como mediadora a coordenadora do curso de Arquivologia, professora Esmeralda Porfírio Sales

Com formação na área de administração, a professora Jacqueline Echeverria apresentou o conceito de Governança a partir dos princípios de transparência e equidade, e a articulação entre estes e a Arquivologia. “A Arquivologia é uma área de fundamental importância para a gestão organizacional, uma vez que os documentos dão vida à organização e é importante a utilização do conjunto de ferramentas da área de administração para gerir esse material”, avalia.

O professor do curso de Arquivologia da UFPB e doutorando em Ciência da Informação Luiz Eduardo trouxe a relação entre a Governança, a partir do contexto da área de Administração, em contraponto com a Lei de Arquivo e a Lei de Acesso à Informação, para suscitar uma reflexão sobre como ocorre a interlocução entre governança e arquivos no ponto de vista da Administração Pública. O docente enfatizou a importância de, ao pensarmos no campo dos Arquivos, fazermos a distinção entre Governança, Governo e Governabilidade, que tem relação direta para o funcionamento do Estado.

 

Durante o evento a professora Esmeralda Sales, destacou a relevância do tema abordado, lembrando a discussão implementada em abril de 2016, com a vinda do professor José Maria Jardim à UEPB para uma consultoria sobre o Mestrado em Arquivologia, que está sendo encaminhado para implementação, quando o pesquisador destacou a relação entre as políticas e programas de gestão da informação, implementação da Lei de Acesso à Informação num contexto de Governança Arquivística.

A docente lembrou a efetiva contribuição enquanto profissional da Arquivologia, docente do curso de Arquivologia da UEPB e coordenadora do referido bacharelado para a criação da AAPB. “Hoje é um momento de glória para mim e para todos que colaboraram com a criação da AAPB. O curso de Arquivologia da UEPB, que já havia sido pioneiro em 2006 quando foi criado, encampou essa iniciativa que se consolidou como mais um passo para o fortalecimento da área. E a perspectiva é que estejamos à frente, junto com o curso de Arquivologia da UFPB, que é nosso parceiro, de outras iniciativas e eventos que só projetam a Arquivologia paraibana”, destacou a professora Esmeralda.

De acordo com a dirigente da AAPB, Regia Sueli, este evento tem o objetivo de unificar a Arquivologia no Estado, disseminar a campanha de associação de filiados, divulgar ações da entidade e fortalecer a área por meio de eventos acadêmicos que abordam questões da Arquivologia contemporânea. O Seminário sobre o Papel da Associação dos Arquivistas da Paraíba prossegue no dia 20 de setembro, às 19h, no auditório do Campus V da UEPB, com a discussão sobre transparência Pública, com a participação do professor da UEPB, Henrique França, e do auditor da Controladoria Geral da União, Rodrigo Márcio Paiva.

Texto e fotos: Juliana Marques