Formandos das turmas 2014.1 do CCBSA participam de solenidade de Colação de Grau
Felicidade, esse foi o preceito que pautou os discursos e o clima entre os formandos do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que participaram da cerimônia de Colação de Grau do período letivo 2014.1, realizada na noite desta quarta-feira (14), no auditório da Federação Espírita Paraibana. A solenidade colocou à disposição do mercado de trabalho 115 novos profissionais de Arquivologia, Ciências Biológicas, Geografia, Letras, Relações Internacionais, além da primeira turma do Curso de Pedagogia/PARFOR– Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, que está entre as pioneiras do programa no país.
Compuseram a mesa de honra a pró-reitora adjunta de Graduação, Maria do Carmo Eulálio, que presidiu a cerimônia representando o reitor Antônio Rangel Júnior; o secretário executivo de Educação do Governo do Estado da Paraíba, Flávio Romero; o diretor do CCBSA, professor Francisco Jaime Mendonça Júnior; o pró-reitor de Cultura da UEPB, professor Francisco Pereira; a coordenadora do curso de Arquivologia, professora Maria José Cordeiro Lima; a coordenadora do PARFOR em João Pessoa, professora Elisângela Mendonça e a paraninfa das turmas concluintes, professora Martha Simone Soares. A abertura da solenidade contou com uma apresentação do Hino Nacional feita pelos músicos Luizinho Calixto e Breno Tavares.
A oradora oficial, Laudecir Roseno Pereira, do curso de Arquivologia, enfatizou a satisfação e alegria dos formandos após a superação de obstáculos e concretização de um sonho na esperança de um futuro melhor. “Agora é hora de fazermos a diferença e nos tornarmos protagonistas da nossa própria história, portanto, não vamos nos deixar abalar pelas incertezas desse momento, tenhamos um coração simples e humilde para servir o país e à sociedade com ética e responsabilidade”, destacou. Após o discurso a oradora recebeu um kit de livros presenteados pela Editora da UEPB.
Homenageada pelas turmas concluintes, a paraninfa geral, professora Martha Simone foi conduzida por uma comissão formada pelos estudantes: Annyelle Kelly Costa, de Ciências Biológicas, Daniel Jorge Colom, de Relações Internacionais, Daniela Ferreira, de Arquivologia, Maripaula Oliveira, Letras e Isadora Rolim da Silva, Arquivologia.
Em sua fala, a professora, que atua na UEPB desde 1986, e há cinco anos está vinculada ao curso de Ciências Biológicas do Campus V, compartilhou com os formandos e convidados algumas de suas crenças e valores, permeando seu discurso pelo conceito de felicidade, utilizando definições de Socrátes, Platão e Kant. A docente também destacou a vitória conquistada pelos pais dos formandos, enquanto maiores responsáveis pela formação dos estudantes. “Minha mensagem hoje é de otimismo, coragem, incentivo, pois a felicidade tem mais a ver com atitude do que com as circunstâncias. Não tenham medo de começar e recomeçar se for preciso, pois o pior naufrágio é não partir”, aconselhou a paraninfa.
A pró-reitora adjunta de Graduação, Maria do Carmo Eulálio, lembrou a importância da solenidade de colação de grau para fechar de forma exitosa parte da trajetória acadêmica dos formandos, abrindo a possibilidade de construção de novas histórias. A docente felicitou a todos e desejou aos novos profissionais que eles consigam desenvolver suas carreiras com amor e prazer e que a busca pela felicidade seja uma atitude contínua.
Receberam o grau acadêmico, em nome dos demais formandos: Isadora Rolim (Arquivologia), Rafaela Gouveia (Ciências Biológicas), Ericka Almeida (Letras e Geografia – EAD), Jailma de Figueiredo (PARFOR) e Ana Paula Oliveira (Relações Internacionais).