Farpas realiza arraiá no Câmpus V com a participação de comunidade acadêmica, amigos e familiares

5 de junho de 2024

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comidas típicas, quadrilha, bandeirolas, forró, dentre outros elementos dos tradicionais festejos juninos, marcaram o Farpaiá, celebração realizada na segunda-feira (3) à noite, no hall do prédio da Central de Aulas do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A atividade foi organizada pela equipe do  Festival de Artes e Participação Social (Farpas), que é vinculado ao Projeto “Memória, sociedade e cidadania (MUDDE): reflexões para além dos muros acadêmicos”, do curso de Arquivologia.

Além da venda de alimentos preparados por membros da comunidade e parceiros, o Arraiá contou com a apresentação de um grupo musical formado por estudantes egressos e docentes do curso de Arquivologia que acompanharam o músico Molla Sanfoneiro e fizeram o resgate de canções do autêntico forró e animaram a festa. As pessoas que compareceram ao Arraiá puderam ter acesso a brincadeiras como a pescaria e o concurso de rei e rainha do milho indicados entre os membros da comunidade. 

De acordo com o coordenador do Farpas, professor Henrique França, o evento foi idealizado como uma oportunidade de confraternização e de celebrar um período tradicional para o povo nordestino, que são os festejos juninos. “A ideia do Farpaiá foi reunir estudantes, professores, técnicos-administrativos, amigos, familiares, estarmos juntos, socializar. Precisamos promover mais momentos de encontro, para celebrar a maior manifestação cultural que temos no Nordeste que são os festejos juninos, e não podemos abrir mão dessa tradição com música, brincadeiras, comidas típicas, dança, quermesse, além de celebrar a vida e os nossos encontros”, explicou o docente.

A perspectiva é que essa seja a primeira edição do Farpaiá, que deve ser promovido anualmente, compondo o calendário de atividades relacionadas ao Farpas, que já é tradicionalmente realizado no Câmpus V com o uso das diversas expressões artísticas e atividades acadêmicas com o objetivo de possibilitar debates sobre temas de relevância sociocultural.

Texto: Juliana Marques