Experiências e responsabilidades de comissão de avaliação de documentos são discutidas durante evento de Arquivologia

13 de maio de 2016

 

Responsável pela análise e seleção de documentos, indicando com precisão o prazo de guarda e os valores a serem atribuídos, a comissão de avaliação é um dos órgãos primordiais à política de gestão da informação nas instituições. Diante dessa importância, o componente curricular “Avaliação e seleção de documentos”, do 4º período do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba realizou, na noite desta quinta-feira (5), no auditório Pioneiros, uma palestra com o técnico judiciário do Tribunal Regional do Trabalho e secretário da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) do TRT 13ª Região, Raimundo Normando Madeiro Monteiro.

Na oportunidade, o palestrante abordou a importância da criação da CPAD “para ser desenvolvido um trabalho eficiente de gestão da massa documental, atendendo, inclusive, a uma determinação do Conselho Nacional de Arquivos. Raimundo Nromando apresentou a realidade do TRT, o tratamento dado ao dado aos autos findos e documentos administrativos, o processo de criação da CPAD, a composição da comissão, a criação da tabela de temporalidade e elaboração do plano de classificação.

De acordo com a professora Esmeralda o convite ao palestrante do TRT partiu de uma necessidade de discussão sobre um tema relevante relacionado à avaliação e seleção de documentos a partir de uma instituição com uma experiência de CPAD já formalizada e com resultados expressivos a serem apresentados.

Participaram do evento, discentes e docentes do curso de Arquivologia, além de profissionais da área.