Evento de 11 anos do Campus V é encerrado com premiação para destaques da Mostra Científica e atividades culturais

1 de setembro de 2017

Após dois dias com oficinas, palestras, mesas-redondas, exposições, mostra científica e atividades culturais nos turnos da manhã, tarde e noite, foi encerrado, na noite da terça-feira (29), o evento “UEPB Campus V: 11 anos de história, conquistas e desafios”. Durante a iniciativa, estudantes, docentes e técnicos-administrativos vinculados aos três cursos de graduação, pós-graduação e Núcleo de Línguas do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba, e moradores do bairro do Cristo e Rangel, expuseram trabalhos e participaram das atividades que congregaram os diversos públicos que compõem o Campus V.

No primeiro dia de evento, pela manhã, foi realizada a mesa-redonda “História, conquistas e desafios”, com a presença da diretora do CCBSA e uma das pioneiras do Campus V, professora Jacqueline Echeverría Barrancos; da técnica-administrativa Sandra Maranhão; da ex-diretora Terezinha de Jesus; dos egressos: Verônica Ismael, Fábio Nobre e Adriana Viégas, que apresentaram os relatos sobre a realidade vivenciada desde a fundação do Campus V até hoje.

Após a mesa-redonda foi realizado o descerramento da placa da Biblioteca setorial “Afonso Pereira”, que contou com a presença da professora Clemilde Torres Pereira da Silva, viúva do patrono. Estiveram presentes na solenidade, a diretora do CCBSA, professora Jacqueline Barrancos, familiares de Afonso Pereira, diretora e diretora adjunta da Biblioteca Central, Kênia Araújo e Camile de Andrade, a coordenadora da biblioteca do Campus V, Liliane Braga Holanda, docentes, discentes e técnicos-administrativos do Campus V e as representantes da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC), Tatiana Cavalcanti e Cybelle Macedo, que na ocasião doaram kits das edições FUNESC para as bibliotecas setorial do Campus V e Central da UEPB, e para serem entregues na premiação do evento. As atividades da primeira manhã foram encerradas com a apresentação do grupo Arquivo Acústico, com os estudantes Lula Marinho, Beto Tavares e Antongnionne Monteiro.

A tarde da segunda-feira (28), contou com a oficina: “Intercâmbio Cultural: Países, experiência e dicas”, ministrada pelo assessor da Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da UEPB, Christiano Soares, com a participação dos estudantes intercambistas do CCBSA: Pedro Augusto, Onildo Veloso e Luíza Barros de Jesus, quando foram apresentadas algumas orientações sobre os procedimentos necessários para participar de um programa de intercâmbio e os relatos de experiência.

Também foram realizadas as oficinas “Aspectos linguísticos e culturais em francês: como sobreviver em viagens internacionais”, “Aspectos linguísticos e culturais em espanhol: como sobreviver em viagens internacionais”, “Aspectos linguísticos e culturais em inglês: como sobreviver em viagens internacionais”, e “Linguagem em uso: um passeio cultural pela diversidade linguística paraibana”, todas ministradas pelas docentes do Núcleo de Línguas do Campus V.

A palestra magna foi ministrada na noite da segunda-feira (28), pela gestora Nádja Pessoa, que abordou o tema “O servidor do século XXI: competências, habilidades e atitudes”. Antes da palestra foi realizada uma apresentação do Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes (Prima), com os estudantes do polo de Santa Rita: Joeliton Nunes, Aisley Mirella, Elayne Marques e Cheidermann Cézar, sob a coordenação do Professor Eliabe Araújo e secretariado Iara Lima.

Na terça-feira, pela manhã, foi realizada, no auditório Pioneiros, o “Aconchego de Boas-vindas” aos feras, com a participação da coordenadora da graduação em Arquivologia, professora Esmeralda Porfírio de Sales, o coordenador de Ciências Biológicas, Cleber Salimon, a representante da coordenação de Relações Internacionais, Giuliana Dias Vieira e o membro do DCE, Pedro Benevídes. Também durante o período da manhã foram expostos os trabalhos científicos das áreas de monitoria, pesquisa e extensão do Campus V. Ao todos foram 42 pôsteres expostos.

No turno da tarde foram realizadas a oficina “Descomplica TCC”, ministrado pelas professoras Alzira Karla, da UFPB, Claudialyne Araújo, da UEPB, e equipe do projeto de extensão, abordando as normas para a elaboração de trabalhos acadêmicos; e o Seminário de lançamento da Revista Piriah, com representantes da Secretaria de Estado da Cutura da Paraíba (Secult).

Ao longo do evento foi realizada a mostra de artesãs do bairro do Cristo e Presídio Bom Pastor e de cordéis e exposição fotográfica do acervo do Campus V. A noite de encerramento do evento contou com a apresentação do conjunto de Ballet da UEPB, o grupo de ciranda e coco de roda “Vó Mera e seus Netinhos” e da Banda Pau de Dar em Doido.

Foram premiados na mostra científica os seguintes trabalhos na categoria monitoria: “Usos e Usuários da Informação Arquivística: experiência de uma atividade de monitoria”, Henrique Elias Cabral França e Thullio Santos Vieira (primeiro lugar); “Tipos documentais: análise da compreensão dos estudantes de Arquivologia a partir do ensino”, Esmeralda Porfírio de Sales, Igor Vinícius Pinto de Sales e Vitor Hugo Teixeira Araújo (segundo lugar); e “Análise do impacto das atividades de monitoria nos componentes curriculares de tecnologias da informação do curso de Arquivologia”, Danilo de Sousa Ferreira, Bonaldo Fernandes Alves Filho, Jéssika Marry de Farias Santos e Bárbara Carvalho Diniz (terceiro lugar).

Na categoria extensão foram premiados os trabalhos: “Mobilização, inclusão e formação de catadores/as de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa: uma experiência necessária”, Maria de Fátima Ferreira de Araújo, Jacqueline Echeverría Barrancos, Bárbara Alexsandra de Oliveira Santos e Nivaldo da Silva Cabral (primeiro lugar); “Comunicação e seus impactos na consolidação institucional: a divulgação do Campus V da UEPB junto à comunidade”, Juliana Ferreira Marques e Arllyn Luandrew Farias de Mello (segundo lugar); e “Divulgação eletrônica: a web promovendo o curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba”, Danilo de Sousa Ferreira, Rainner de França Magalhães, Manuela Eugênio Maia e Jacqueline Echeverria Barrancos (terceiro lugar).

Na modalidade pesquisa tivemos os destaques: “Populações indígenas sob as lentes do sistema interamericano de direitos humanos”, Giuliana Dias Vieira e Matheus Vieira de Melo da Costa Cirne (primeiro lugar); “Densidade e fecundidade de emerita portoricensis (crustacea, hippidae) em duas praias da Paraíba sob diferentes condições de atividade antrópicas”, Enelise M. Amado, Otoniel Gonçalves de Lima, Kamila Amanda Batista da Silva e Tacyana P. R. Oliveira (segundo lugar); e “Síntese do conjugado xilana-ácido-5-aminossalicílico como uma alternativa para o tratamento da colite ulcerativa”, Elquio Eleamen Oliveira, Marine Nascimento Lima, Silvana Cartaxo da Costa Urtiga, Filipe de Castro Patrício, Camila de Oliveira Melo e Ricardo Olímpio de Moura.

O show de talentos do Campus V premiou as estudantes Brunelly Santos (primeiro lugar), Raabe Catarine (segundo lugar) e Maria Eduarda Câmara (terceiro lugar).