Estudantes e profissionais paraibanos participam de curso de Justiça Restaurativa realizado no Campus V
Estudantes, docentes e profissionais de Relações Internacionais, Direito, Psicologia, Pedagogia, além de representantes dos poderes executivo e judiciário, participaram do curso “Introdução às práticas restaurativas: novo foco de compreensão dos conflitos”, realizado na sexta-feira (6) no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba.
O curso, promovido pelo grupo de estudos de Paz e Segurança Mundial, que é vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da UEPB, foi ministrado pelo pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco Marcelo Pelizzoli, que possui pós-doutorado em Bioética e larga experiência nacional e internacional nas áreas de ética prática, direitos humanos, com ênfase em estudos em sujeito, cultura de paz, hermenêutica, alteridade – resolução de conflitos, epistemologia ambiental e da saúde.
Durante a formação foram abordados a compreensão e os conceitos fundamentais sobre relações e conflitos; visão sistêmica dos conflitos; bases do diálogo autêntico; círculos e justiça restaurativa. Na oportunidade também foram aplicadas dinâmicas psicossociais para relações e conflitos.
De acordo com o professor Márcio Adriano, que integra a comissão organizadora do evento, essa iniciativa, que é pioneira no Estado da Paraíba, é importante na medida em que apresenta uma visão não cartesiana e pouco trabalhada nos ambientes acadêmicos mas, que precisa ser operacionalizada, da justiça restaurativa. O pesquisador acrescenta que os participantes do curso estão estimulados a agir como multiplicadores a partir dessa proposta de intervenção educativa.