Estudantes e docentes da UEPB participam de Fórum Acadêmico dos BRICS realizado no Rio de Janeiro
Um grupo de discentes e docentes do curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba, esteve presente no Fórum Acadêmico dos BRICS, realizado de 20 a 23 de maio, no Rio de Janeiro, reunindo autoridades políticas, acadêmicos e especialistas dos países do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, com o objetivo de debater temas contemporâneos da economia política, da geopolítica, do meio ambiente e da ética na Ciência.
O encontro foi uma prévia da reunião de cúpula desses países, que este ano acontecerá no Brasil, na cidade de Fortaleza (CE), em junho. Na oportunidade foram elaboradas propostas a serem encaminhadas à reunião de cúpula relacionadas a temas como a produtividade dos BRICS, novas classes médias nos países emergentes, desafios nas áreas de ciência, tecnologia e informática, políticas de inovação e os problemas das megacidades.
Dividido em dez sessões, o Fórum Acadêmico abordou também o desenvolvimento sustentável inclusivo, com foco na Agenda de Desenvolvimento pós-2015 da Organização das Nações Unidas (ONU), na cooperação para o desenvolvimento internacional dos BRICS e nos fluxos comerciais e de investimentos entre esses países.
O coordenador do bacharelado em Relações Internacionais, professor José Carlos de Assis, atuou como mediador da discussão: “Colapso do paradigma neoliberal em economia e as perspectivas econômicas dos BRICS no contexto mundial”, que contou com a participação dos pesquisadores Vladimir Davydov, da Rússia, Santosh Mehrotra, da Índia, Zhang Yan, da China, Rasigan Maharajah, da África do Sul e Luiz Gonzaga Beluzzo, do Brasil.
O estudante do 3º período de Relações Internacionais Arllyn Mello, que acompanhou os debates junto a um grupo de discentes e docentes da UEPB, destacou a importância da participação em eventos com essa abrangência para a formação acadêmica e ampliação das perspectivas profissionais.