Estudantes do Mestrado em Relações Internacionais são aprovados para desenvolver pesquisas em universidades do exterior
O alto nível das pesquisas desenvolvidas na Paraíba e o engajamento de estudantes do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Paraíba (UEPB) é materializado, desde o início das atividades deste Curso, com a aprovação de estudantes do referido Programa em seletivas nacionais e internacionais, conquista de premiações e reconhecimento perante a academia e a sociedade. Recentemente, os discentes do PPGRI, Isabella Loiola e Lauro Accioly Filho, foram aprovados para cursar parte do Mestrado, respectivamente, na Universidade de Aveiro, em Portugal, e na American National University, nos Estados Unidos. Os discentes obtiveram aprovação no Edital 11/2024 da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), voltado à concessão de bolsas de mestrado e doutorado sanduíche para mobilidade internacional do Programa Paraíba sem Fronteiras.
Para a estudante do PPGRI Isabella Loiola, a aprovação neste Edital é resultado de um trabalho de qualificação iniciado desde a graduação, com a atuação como bolsista do Programa de Iniciação Científica e o desenvolvimento de pesquisas sobre a ascensão da China no sistema Internacional. Essa é a temática do estudo “Transição energética na Paraíba: o papel dos investimentos chineses e da cooperação (2019-2024)”, que a discente desenvolverá sob a supervisão do professor da Universidade de Aveiro Carlos Rodrigues, e na UEPB tendo como orientador o professor Alexandre Leite.
“O Brasil tem se destacado no cenário internacional por sua abundância de recursos naturais e por possuir uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, atraindo o interesse de várias nações, incluindo a China. Portanto, a análise e compreensão da entrada de capital chinês na Paraíba, por meio de ferramentas metodológicas que permitam o mapeamento desses investimentos, contribuirá para a formulação de políticas públicas voltadas para a regulação e atração de investimentos estrangeiros diretos, promovendo o desenvolvimento sustentável da região”, explica Isabella.
A estudante espera que, além do desenvolvimento de pesquisas que possam contribuir para o desenvolvimento de medidas que fomentem a sustentabilidade no setor energético, a experiência na Universidade de Aveiro proporcione uma troca de conhecimentos e experiências que auxiliem na compreensão das dinâmicas internacionais de investimento e nas estratégias de desenvolvimento sustentável.
Com o desenvolvimento de pesquisas que têm se destacado e a participação em projetos de pesquisa, extensão e eventos, a exemplo do NETMundial +10, no qual foi selecionado pelo Programa Youth do Comitê Gestor da Internet no Brasil, o discente Lauro Accioly Filho foi selecionado para desenvolver um estudo comparativo entre as práticas de acolhimento e integração de migrantes e refugiados em João Pessoa, que ganhou o reconhecimento internacional do Selo de Excelência MigraCidades da ONU em 2021, e Nashville, nos Estados Unidos.
“Esse estudo, que é orientado na American National University pelo professor Jayesh Rathod Jr, e na UEPB está sob orientação do professor Fábio Nobre, é um portfólio substancial de como as pesquisas paraibanas são de alta relevância e podem trazer fins práticos a nível internacional. Acredito que essa abordagem escolhida, que traz mais visibilidade internacional à produção científica brasileira e paraibana, foi decisiva para minha aprovação no Edital”, avalia Lauro.
Além desta seleção para mestrado sanduíche, Lauro celebra a recente aprovação no 1º Edição do Programa Anatel de Intercâmbio Acadêmico em Ecossistema Digital (P@ed), realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) através do seu Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi), que selecionou 20 estudantes, 12 de graduação e 8 de pós-graduação stricto sensu de todo o Brasil. Os candidatos selecionados participarão das atividades presenciais do P@ed, que serão realizadas em Brasília (DF), no período de 22 de julho de 2024 até o dia 26 de julho de 2024.
Para a coordenadora do PPGRI, professora Cristina Pacheco, o resultado positivo obtido pelo Programa foi uma conquista importante, mas não foi uma surpresa, visto que a coordenação do Curso tem buscado participar nesses editais da Fapesq e de outros órgãos de fomento. Com isso, foi possível obter a aprovação do centro multiusuário, bolsas de pós-doutorado e de mestrado, bem como de editais de pesquisa. Além disso, a docente evidencia que os estudantes têm mostrado condições de atuar e avançar suas pesquisas para programas de doutorado de relevância nacional e internacional, no mesmo nível de discentes de outros programas do país e exterior, o que evidencia a qualidade da formação ofertada aos estudantes e permite a formação de profissionais de qualidade para o Estado da Paraíba.
Texto: Juliana Marques