Estudantes do Limite do Visível são contemplados com formação em Inteligência Artificial ofertada pela IBM

7 de maio de 2025

Com o objetivo de introduzir uma temática relevante para a formação dos estudantes e realizar inscrições numa formação exclusiva para esse público, estudantes do Projeto Limite do Visível participaram, nesta terça-feira (6), no auditório do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da palestra “Desvendando a inteligência artificial: prepare-se para o futuro”. Após a atividade, os estudantes puderam se inscrever no curso da International Business Machines Corporation (IBM), empresa multinacional americana de tecnologia, que ofereceu a formação gratuita em fundamentos de inteligência artificial, com vagas exclusivas para estudantes do Limite do Visível.

O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), com o apoio das coordenações dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência de Dados, vinculados ao Limite do Visível, foi ministrado pelo professor do Programa de Pós-graduação em Informática da UFPB, Alisson Brito, que é doutor em engenharia elétrica e coordenador do Laboratório de Sistemas Embarcados e Robótica (LaSER), e pelo professor do Unipê, que atua nos Sistemas de Ensino em Ciências e Tecnologias Aplicadas à Saúde (SECTRAS) e Dataprev e é mestre em engenharia de software, Helton Souza Lima.

De acordo com o secretário Cláudio Furtado , a iniciativa é um passo importante para democratizar o acesso ao conhecimento tecnológico e preparar os jovens para os desafios do futuro. “A ação reafirma o compromisso do Governo do Estado com a promoção da inclusão digital e o fortalecimento da cultura científica e tecnológica entre a juventude paraibana, criando pontes reais entre educação e futuro profissional. Parcerias como essa com a IBM ajudam a ampliar as oportunidades para os estudantes, inserindo-os em temáticas emergentes e extremamente relevantes, como a inteligência artificial”, destacou o secretário.

Na oportunidade foram contempladas temáticas como o conceito de inteligência artificial, as áreas de IA, aplicações consumidas no cotidiano, os potenciais dessas ferramentas, dentre outros tópicos. A Gerente de Conectividade e Inclusão Digital da SECTIES, Joanacelle Caldas, apresentou mais detalhes sobre o curso da IBM oferecido para os estudantes do Limite do Visível, que integra o Programa IBM SkillsBuild, e contempla temáticas como “Ética da IA”, “Chatbots”, “Visão Computacional”, “IBM Watson Studio”, “Aprendizado de Máquina e profundo” e “Processamento de Linguagem Natural”.

Texto e fotos: Juliana Marques