Estudantes do curso de Ciência de Dados do Limite do Visível participam de visitas técnicas na SEMOB e ENERGISA
Um grupo de estudantes do curso de Ciência de Dados, vinculado ao projeto Limite do Visível, que é realizado pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), realizou no dia 31 de outubro, visitas técnicas à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e Energisa, como atividade de culminância do componente curricular de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina.
De acordo com a professora Else Caroline a atividade visava demonstrar a aplicabilidade das diversas ferramentas de IA no trânsito e no cotidiano das pessoas. “Os alunos puderam observar de perto os aplicativos de monitoramento dos ônibus, câmeras de monitoramento sem a presença de uma agente de trânsito, os drones que fiscalizam o fluxo do trânsito em determinado setor para eventuais mudanças. Na sala de Estatística da SEMOB foram apresentados mapas de calor dos locais onde mais acontecem os acidentes de trânsito e as vias mais congestionadas, e os vários dados que precisam ser tratados”, explica Else.
Participaram da visita estudantes do 3º período do curso de Ciência de Dados, que é voltado a estudantes egressos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba e busca formar profissionais com qualificação para atender à demanda de tecnologia da informação no Estado, promovendo o desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica e o desenvolvimento de novos negócios com potencial inovador.
Texto: Juliana Marques
Fotos: Divulgação.