Estudantes do Campus V participam de debate com o intuito de fortalecer o movimento estudantil no CCBSA

15 de novembro de 2013

DSC04364edCom a participação dos estudantes de Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais, além de docentes e do diretor do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, professor Francisco Jaime, foi realizado, na manhã desta quinta-feira (14),o debate “Perspectivas estudantis no Campus V”.

Organizado pelos representantes da Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia (Enea) e discentes do Bacharelado em Arquivologia  do Campus V, Adriana Soares e Bruno Pereira de Lima, o evento contou com a apresentação dos professoreDSC04361s Vancarder Brito, Márcio Adriano, Paulo Kuhlmann, José Washington Medeiros e Francisco Jaime, abordando pontos relacionados à história das lutas sociais e do movimento estudantil, a importância dos Centros Acadêmicos e representantes discentes nos orgãos da unversidade, a dissociação entre o movimento estudantil a as questões partidárias, entre outros pontos.

“Eu não tenho como ensinar uma receita para o movimento estudantil, o que eu trouxe hoje foi a história de pequenas arrogâncias, quando a gente achava que ía mudar toda a ordem de tudo, contra tudo e contra todos. E isso eu não percebo nessa geração, que eu acredito que precisa querer mais, com mais autonomia e imaginação, com uma participação que seja pela paixão, não permeada por desejos egoistas e particulares”, destacou o professor Vancarder.

O estudante Bruno Pereira ressaltou a importância do movimento estudantil para reinvindicar as questões de interesse da categoria nas instâncias institucionais.

Após as apresentações dos estudantes e professores que expuseram as inquietações relacionadas à mobilização estudantil no Campus V, os presentes puderam participar do debate que deverá se tornar uma atividade periódica no CCBSA. Nos próximos dias haverá a eleição dos representantes do Centro Acadêmico de Relações internacionais, e, os estudantes de Arquivologia irão se reunir para discutir a criação do CA do curso.