Estudantes de Ciências Biológicas realizam visita técnica ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Um grupo de estudantes do 4° período do curso de Ciências Biológicas sob a supervisão da professora Tatiana Ponce de Leon, realizaram, na última quinta-feira (29), uma visita técnica ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), localizado na unidade de conservação da Flora da Restinga de Cabedelo.
A iniciativa é uma das atividades do componente curricular Zoologia dos Vertebrados II. O local escolhido é uma área de cerca de 115 hectares com um bioma característico de mata atlântica. A unidade é margeada a leste pelo Rio Mandacaru possibilitando aos estudantes observar também uma extensa área de manguezais que se mantém conservadas.
Durante a visita foi realizada uma palestra com o analista ambiental Fabiano Gunier Costa sobre os trabalhos desenvolvidos no ICMBio entre os quais a gestão de unidade de conservação; desenvolvimento de projetos e programas voltados para a área de conservação, preservação, proteção e conscientização; análise de projetos, licenças e licitações para a construção de empreendimento e demais ramos, monitoramento ambiental.
Além disso, foram relatados casos de apropriamento indevidos da área e suas consequências, como acúmulo de lixo, presença de afluentes no rio, destruição do patrimônio e desmatamento ilegal da área.
A especialista em Meio Ambiente do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE) Priscilla Amaral apresentou os estudos realizados com aves limícolas na região e em outros países, as técnicas de identificação das aves com anilhas, como identificar a rota migratória.
Também foi realizada uma vista ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), que é administrado pelo IBAMA e atua recebendo, identificando, avaliando, recuperando e reabilitando os animais silvestres apreendidos, resgatados ou entregues voluntariamente. Ao longo da visita os estudantes puderam observar a presença de animais como araras, papagaios, saguins e outros macacos e diversos outros pássaros, além de conhecer as instalações e os procedimentos ali realizados.
De acordo com a professora Tatiana a visita foi realizada com o objetivo de proporcionar aos estudantes um aprendizado prático do que foi visto em sala de aula, conhecer os projetos desenvolvidos pelo ICMBio e a atuação do IBAMA na recuperação e reabilitação de animais silvestres.