Estudantes de Ciências Biológicas participam de uma simulação de audiência pública

9 de agosto de 2013

SONY DSCAo longo da história da educação brasileira, os métodos de ensino têm passado por diversas transformações e essas transições sempre foram permeadas pela discussão sobre o papel da avaliação no processo educacional. E assim como os métodos de ensino evoluíram com o tempo, as instituições também têm buscado descobrir formas mais eficientes e participativas para avaliar a aprendizagem dos discentes.

E foi com o intuito de inovar as formas de avaliação, proporcionando uma experiência prazerosa e enriquecedora para os estudantes, que o professor Ênio Wocily, promoveu, nesta sexta-feira (9) uma simulação de audiência pública com a participação de discentes do 5° e 6° período do curso de Ciências Biológicas – Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, vinculados ao componente curricular Limnologia, além de outros docentes do bacharelado, que auxiliaram na atividade.

De acordo com o professor Ênio Wocily, o caso escolhido para ser feita a simulação é baseado em uma experiência real, porém, com nomes de personagens e empresa fictícios. O caso tratava-se da contaminação do manancial de um açude, por uma empresa que havia sido denunciada. Os estudantes e docentes assumiram papéis de representantes do Ministério Público, diretores da empresa, moradores prejudicados, testemunhas. Todos tiveram que estudar o caso e se preparar com antecedência para apresentar os argumentos durante a atividade prática.

Para o professor Ênio, a atividade avaliativa foi bem aceita por todos e o resultado alcançado foi além do esperado. “Para participar dessa tarefa eles estudaram bem mais do que estudariam se fossem fazer uma prova nos moldes tradicionais. Além disso, nós pudemos perceber que eles gostaram de participar e se envolveram com a tarefa. O sucesso foi tanto que os professores que participaram pretendem repetir a experiência em outros componentes curriculares do curso”, destaca.

A estudante do 5° período Jéssica Sena confirma essa posição e enfatiza a importância de ações inovadoras em sala de aula, como estímulo ao envolvimento do discente na busca pelo conhecimento. “O professor Ênio é conhecido pelas atividades dinâmicas que ele implementa. Isso faz com que nós possamos aprender melhor, tenhamos um estímulo a mais e possamos vivenciar uma realidade que iremos pôr em prática quando formos atuar no campo profissional”, avalia a discente.