Estudantes de Arquivologia realizam visita técnica à Fundação Joaquim Nabuco e Instituto Ricardo Brennand

18 de abril de 2016

foto1

Um grupo de estudantes acompanhado por docentes e uma arquivista do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba realizaram, na sexta-feira, 15 de abril, uma visita técnica à Fundação Joaquim Nabuco e Instituto Ricardo Brennand, em Recife. A atividade contou com o envolvimento de estudantes do 2º, 4º, 6º e 7º períodos, vinculados aos componentes curriculares “Avaliação e seleção de documentos”, “Preservação e Conservação e preservação”, “Reprodução de documentos”, “Gestão de serviços arquivísticos”.

Na oportunidade, a comitiva visitou os setores de microfilmagem e digitalização de documentos, iconografia, história oral, o Museu do Homem do Nordeste, o Laboratório de Restauração da Fundação Joaquim Nabuco e o Instituto Ricardo Brennand. Os estudantes conheceram o trabalho e tiveram contato com as técnicas utilizadas na área de restauro e documentação, para posteriormente aplica-las nos laboratórios do curso de Arquivologia.

A atividade, que foi organizada pelos docentes Esmeralda Porfírio Sales, Sanderson Dorneles, Claudialyne Araújo e Eutrópio Bezerra, com a participação da arquivista Hilza Cavalcante, é realizada semestralmente com o objetivo de possibilitar um aprendizado que não fique restrito ao ambiente de sala de aula.

Texto: Juliana Marques
Foto: Hilza Cavalcante