Estudantes de Arquivologia participam de palestra com docente da UNIRIO sobre governança arquivística

29 de abril de 2016

Como delinear um sistema nacional de arquivos em um país tão grande e diverso? Quem define a política nacional de arquivos? Como mobilizar os diversos atores políticos e sociais para apoiar essas ações? Esses e outros questionamentos e discussões marcaram a palestra “Sistemas, política e governança arquivística”, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, José Maria Jardim, na noite desta quinta-feira (28), para estudantes do curso de Arquivologia do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Durante a apresentação, o docente, que é doutor em Ciência da Informação Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutor pelo Departamento de Documentação da Universidade Carlos na Espanha, abordou questões como os sistemas, políticas e serviços de arquivo; o conceito de Natis (National Information System) e a relação com o sistema nacional de arquivos; as políticas públicas arquivísticas, o conceito de governança entre outros.

A vinda do professor José Maria Jardim deve-se, em grande parte, à elaboração da proposta do mestrado em Arquivologia da UEPB, que está sendo desenvolvida por uma comissão de docentes do curso, acompanhada pela PRPGP. De acordo com a coordenadora do bacharelado em Arquivologia, professora Esmeralda Porfírio Sales “considerando a contribuição do professor José Maria Jardim na ocasião da formulação do bacharelado em Arquivologia e o vasto conhecimento do pesquisador, foi realizado o convite para que o mesmo prestasse uma colaboração no projeto do mestrado que está em fase de ajustes finais”.

A professora Esmeralda acrescenta que o diferencial dessa proposta é que a UEPB pretende implantar um mestrado acadêmico em Arquivologia, algo inovador considerando que os demais cursos de graduação possuem um caráter profissional. “Assim como ocorreu quando inauguramos a graduação em Arquivologia, pretendemos continuar com nosso pioneirismo, lançando essa proposta que buscar contribuir para o desenvolvimento de teorias estruturadas e articuladas às demandas e características dessa área de saber que a façam conquistar um status de cientificidade”, avaliou.