Estudantes de Arquivologia participam de oficina sobre o Prezi como ferramenta didático-informacional

13 de junho de 2014

000_0379Com o objetivo de possibilitar aos estudantes do curso de Arquivologia uma formação articulada às tendências tecnológicas e informacionais da atualidade, foi realizada, na manhã desta sexta-feira (13), no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, a oficina: “O Prezi como ferramenta didático-informacional no contexto acadêmico”.

Direcionada aos discentes dos componentes curriculares “Oficina de Textos I e II”, que integram o bacharelado em Arquivologia, sob a supervisão da professora Eliete Correia Santos, a oficina contemplou questões como os conceitos gerias sobre tipos de apresentação, como criar apresentações utilizando o Prezi, a utilização de arquivos em Power Point, PDF, Vídeo, Imagens, Sons, entre outros.

A professora Eliete Santos destaca a importância dessa temática no intuito de formar os estudantes para lidar com uma ferramenta eu permite uma abordagem de conteúdos educacionais de forma atual e inovadora. “Estamos diante de um novo formato de receber e transmitir informação, e de uma busca incessante de conhecimento, o acesso ao mundo e as suas tradições culturais, com muito mais eficácia e rapidez que ontem. As novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), usadas na comunicação social, estão cada vez mais interativas, pois permitem a troca de dados dos seus usuários com recursos que lhes permitem alternativas e aberturas das mais diferentes. Essas novas tecnologias que permitem a preparação e manipulação contígua de teores específicos por parte do professor/aluno e do aluno/professor, codificando-os, decodificando-os, recodificando-os conforme as suas realidades, as suas histórias de vida e a tradições em que vivem, permitem um entendimento mais eficaz, alternando os papéis de emissor e receptor, como co-protagonistas e contribuintes da ação cognitiva”, destacou a docente.