Estudantes de Arquivologia participam de discussões relacionadas à gestão de serviços arquivísticos

12 de maio de 2016

Estudantes do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba participaram, na manhã desta quinta-feira (12), da palestra “A teia dos serviços arquivísticos”, promovida pelo componente curricular do 6º período de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba “Gestão de serviços arquivísticos”, proferida pelas arquivistas Regia Sueli Félix, Anna Carla Queiroz e Irany Rodrigues Barbosa.

Na oportunidade, a arquivista e vice-presidente da Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB), professora Anna Carla Queiroz, abordou a importância da associação para contribuir para o fortalecimento da profissão, divulgando o papel do arquivista na sociedade. A egressa do curso de Arquivologia e arquivista do Senai, Regia Sueli Félix, abordou as possibilidades de atuação do arquivista por meio da “Consultoria em arquivos”. De acordo com Régia as pessoas que querem ingressar na carreira de consultor devem ir além do aprendizado acadêmico e buscar ferramentas que podem auxiliar no desenvolvimento de produtos arquivísticos. A palestrante apresentou a experiência como consultora, na criação do sistema de arquivamento denominado variadex, entre outras invenções.

E a arquivista Irany Rodrigues Barbosa, que é chefe do arquivo da comarca de João Pessoa do Tribunal de Justiça abordou o tema “A importância do estágio não-obrigatório nos serviços arquivísticos”. Na oportunidade, a palestrante apresentou a vivência pessoal do período em que foi estagiária, enfatizou a importância do estágio como uma forma de amadurecimento, lidar com novas pessoas e novos saberes e junção de teoria e prática. Irany ainda mostrou os parâmetros legais relacionados ao tema, a nova lei de estágio e a necessidade de articulação dessa experiência com o Projeto Pedagógico do Curso.