Estudante de Relações Internacionais escreve obra de ficção baseada em acontecimentos políticos

15 de março de 2016

“Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós”, essas são palavras inquietantes do escritor tcheco Franz Kafka que ecoam e servem de inspiração para jovens como o amante de literatura, enxadrista amador, estudante do 4º período do curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Jefry Rogers, que, após lançar um livro de ficção intitulado “Omnimors” segue trabalhando na continuação dessa obra, que possui fôlego suficiente para se tornar uma trilogia.

livro4 (1)

Definida pelo autor como “um romance de espionagem”, a obra reúne temas relevantes na atualidade abordados pelo viés da ficção. Escrito em 2012, em meio à crise europeia, pós primavera árabe e
guerra civil na Síria, o livro é inspirado nesses acontecimentos e busca suscitar uma reflexão sobre o futuro e os rumos para a paz mundial. O enredo tem como personagem principal o jovem Hector, sequestrado por uma organização secreta e que se depara com um mundo onde assassinatos políticos, genocídios e guerras são iminentes.

Não por acaso o titulo da obra “Omnimors”, é uma palavra de origem grega cujo significado aproxima-se de “A morte de Todos”, uma concepção do que poderá acontecer se não houver uma intervenção aos processos conflituosos na atualidade. “Quando me refiro a desafios e obstáculos, também me refiro a superar um condicionamento corrupto, individualista, material, violento, fútil e desordenado em que a cultura brasileira se encontra”, destaca o autor.

De acordo com Jefry Rogers para a produção de “Omnimors” foram cerca de quatro meses só de laboratório e pesquisas sobre política, medicina, informática, psicologia, história, neurologia, botânica, ciência forense.

“Eu lia revistas, Trabalhos de Conclusão de Curso, fiz cursos de Storytelling (conceito amplo que significa tanto a arte quanto a técnica de narrar uma história) e redação, tudo com o objetivo de fortalecer meu texto e criar uma obra substancial. Enfim, sei que os leitores do Omnimos irão adquirir uma nova perspectiva sobre conflitos culturais, políticos e religiosos. Além de aproveitarem e provarem que a literatura brasileira contemporânea não perde em nada para a dos autores estrangeiros”, explica Jefry.

Como identificar um talento?

“Você não sabe a energia que reside no silêncio”, também é de Franz Kafka a frase que melhor definiria a surpresa de professores e colegas que conhecem o estudante Jefry Rogers ao se depararem com a obra produzida pelo jovem tímido e calado, mas, que guarda um talento até então desconhecido por todos.

“Eu sou professora de Jefry desde o início do curso e tenho sempre a lembrança daquele jovem que falava baixo, com uma postura retraída, introvertido. Por outro lado ele sempre demonstrou ser um estudante muito esforçado, dedicado e que buscava o conhecimento. Certa vez em uma atividade em sala de aula ele havia me relatado o desejo de tornar-se escritor, mas, eu não imaginaria que ele iria tão longe nesse sonho”, relatou a professora do curso de Relações Internacionais Mônica Santana.

lançamento foto1

Convidada para o lançamento de Omnimors, ocorrido em setembro de 2015, a docente destacou que durante a leitura da obra pôde ver a explosão de um talento que não era visível em sala de aula. “Ele tem o dom da escrita, trata-se de um texto embasado e uma leitura densa, digna de grandes autores e eu acredito que ele pode ir longe”, avaliou a docente.

Matriculado no 4º período de Relações Internacionais Jefry escolheu seguir essa carreira por acreditar ser o curso mais adequado a capacitá-lo a ter uma mente crítica sobre a conjuntura internacional. Leitor de autores como Maquiavel, Dan Brown e Joseph Nye, o jovem escritor faz planos a longo prazo para seguir estudando na linha de Multiculturalidade e Literatura.

Atualmente, diante dos resultados positivos alcançados por “Omnimors”, que foi lançado com o apoio da Editora Multifoco, do Rio de Janeiro, dedica-se à escrita da sequência da obra, sem data para lançamento, pois o texto ainda deve passar por correções, editoração e eventuais ajustes.

Acesse o booktrailer de Omnimors aqui.

Texto: Juliana Marques

Fotos: Editora Multifoco e acervo pessoal.