Estudante de Relações Internacionais compõe delegação que irá a fórum europeu de desenvolvimento mundial

10 de junho de 2016

4EDITADA

Após ser escolhida entre mais de 100 inscritos de todo o Brasil, a estudante da graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba, Stefanny Officiati de Lima, foi escolhida para compor a delegação de jovens brasileiros que participará do European Development Days (EDD) 2016, a ser realizado em Bruxelas, Bélgica, de 12 a 18 de junho.

Promovido anualmente pela Comissão Europeia, que reúne 140 países e 1200 organizações, com intuito de compartilhar ideias e experiências que inspirem soluções inovadores para os problemas mais urgentes do mundo, o EDD tem a missão de engajar jovens brasileiros na agenda mundial, capacitando e coordenando delegações para conferências internacionais, permitindo que esses jovens tenham voz ativa no cenário externo.

Esse ano, o evento completa sua 10ª edição e terá como tema “Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável”. As discussões serão voltadas para cinco tópicos: pessoas (desigualdade, gênero e não deixando ninguém para trás), planeta (mudanças climáticas, economia circular, relação água-energia-comida), prosperidade (cidades sustentáveis, ciência, tecnologia e inovação e comércio e crescimento), paz (Estados frágeis, migração e refugiados) e parceria (métodos de implementação e engajando o setor privado).

A delegação passa no momento por quatro workshops preparatórios para o melhor proveito da viagem e produzirá, ainda, um artigo de opinião com tema de própria escolha. Durante a conferência, os delegados terão a oportunidade de participar dos debates e discussões, estando em constante contato com pessoas influentes.

Cursando o 1º período de Relações Internacionais Stefanny de Lima realiza trabalho voluntário há seis anos no Rotary Club, já tendo ocupado os cargos de presidente, vice-presidente, protocolo, presidente de projetos internacionais e representante distrital. Fez intercâmbio de um ano em Taiwan, onde aperfeiçoou o mandarim e seu interesse pela área diplomática. Foi voluntária no Internet Governance Forum (IGF) 2015 e participa da coordenação de delegações do Encontro Nacional dos Organizadores de Modelos das Nações Unidas (ENOMUN).

A estudante da UEPB foi selecionada pelo programa Diplomacia Civil do Instituto Global Atittude, que é a organização responsável por coordenar delegações de jovens brasileiros para conferências internacionais, após preencher um formulário disponibilizado pela organização do evento e passou por três etapas: análise do currículo, julgamento da motivação pessoal e profissional e avaliação da proposta de tema para produção de um artigo de opinião antes da viagem.