Estudante da UEPB representa o Brasil em Fórum da Unesco e participa de seleção de estágio na OEA

4 de dezembro de 2015

FOTO EVENTO ONU“Ser um centro qualificado de Ensino, Pesquisa e Extensão, através de ações que contribuam para a formação de cidadãos tecnicamente qualificados, críticos e socialmente comprometidos”, essa é a visão da Universidade Estadual da Paraíba, que ganha vida na experiência de estudantes como a graduanda do 7º período em Relações Internacionais do Campus V Ana Cristina Fonseca, selecionada entre 70 inscritos de todo o Brasil para integrar a delegação brasileira no 9th UNESCO Youth Forum, realizado na cidade de Paris, nos dias 26,27 e 28 de outubro desse ano e pré-selecionada para participar do programa de estágios na Organização dos Estados Americanos (OEA) do Uruguai.

Após um criterioso processo avaliativo que contou com mais de 70 inscritos, de diferentes estados brasileiros, a estudante Ana Cristina foi selecionada pelo programa Diplomacia Civil com outros quatro jovens para compor a delegação brasileira da 9ª edição do UNESCO Youth Forum 2015, evento com foco na educação e no desenvolvimento sustentável. Na oportunidade, os participantes puderam participar de reuniões com líderes mundiais, propondo desafios e soluções práticas para importantes temas da agenda internacional.

“O evento foi bastante enriquecedor tanto para a minha vida acadêmica quanto futura carreira profissional. Durante as sessões de discussão, tive a oportunidade de aplicar os conhecimentos que foram adquiridos em sala de aula, além de presenciar diferentes pontos de vista sobre os mais variados assuntos. Estar inserida em um ambiente multicultural foi, sem dúvida, uma experiência marcante e única. Retornei de Paris com a certeza de que muito foi aprendido, mas que ainda existe um longo caminho a ser percorrido.”, avaliou Ana Cristina.

Logo após a seleção da UNESCO a estudante da UEPB tomou conhecimento do  programa de estágios da Organização dos Estados Americanos (OEA) e enviou o currículo, três cartas de recomendação e uma de motivação pessoal para participar da seleção, sendo, posteriormente, pré-selecionada e convidada a realizar uma entrevista. Ana Cristina aguarda agora o resultado final da seleção e planeja cursar pós-graduação e seguir uma carreira diplomática no futuro.

“Como estava buscando uma experiência prática na área de Relações Internacionais e havia começado a estudar recentemente o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, achei por bem concorrer a uma vaga de estágio no programa de estágios na OEA do Uruguai. Enquanto aguardo o resultado da seleção me preparo para começar o sétimo período de Relações Internacionais no ano que vem. Acredito que, muito provavelmente, vou desenvolver o meu TCC na área de segurança. Quanto aos planos após a graduação, pretendo fazer mestrado/doutorado, na área da minha graduação para, futuramente, pensar em uma carreira diplomática”, planeja Ana Cristina.

O coordenador da graduação em Relações Internacionais, professor Filipe Reis, destacou que a dedicação e o empenho de Ana Cristina associados à qualidade do corpo docente do curso foram preponderantes para que a jovem conseguisse se destacar e traçar uma trajetória de sucesso. “Essas são conquistas importantes dessa aluna que sempre se destacou com CRE acima de 9, não tem nenhuma reprovação, participa ativamente dos eventos do curso, participou do Programa de Iniciação Científica, ou seja, ela assumiu uma postura proativa, foi além das obrigações de estudante e isso trouxe tais resultados. Por outro lado não podemos deixar de lembrar que o quadro de docentes qualificados do curso de Relações Internacionais colaborou com essa formação e tem uma parcela de participação nessas conquistas”, avaliou o professor Filipe.