Estudante da graduação em Relações Internacionais da UEPB é selecionado no Programa Paraíba Sem Fronteiras
Consideradas possibilidades de formação qualificada e estratégica alinhadas ao pilar humanista, universal e cosmopolita que é fomentado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), as oportunidades de intercâmbio configuram-se, também, como experiências de crescimento pessoal e realização de sonhos. É o que deve ser vivenciado pelo discente do 7º período de Relações Internacionais da UEPB, João Vitor de Lira, aprovado recentemente em dois editais de concessão de bolsas para mobilidade internacional do Programa Paraíba Sem Fronteiras (PbsF), do Governo do Estado da Paraíba em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES-PB) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB).
O estudante participou da seleção para a Universidade de Mondragon(Edital 09/2024), na Espanha, e para a instituição denominada como Warwickshire College (Edital 10/2024), no Reino Unido. Após minuciosa preparação da carta de intenções e plano de estudos para a exploração de conhecimentos tangíveis a ambas instituições, isto é, de origem e de destino, assim como as demais documentações, obteve aprovação com sucesso em ambos os editais, podendo escolher a Universidade de Mondragón para realizar o intercâmbio de cinco meses. O estudante está com viagem agendada para o dia 7 de setembro com destino à Espanha.
“O intercâmbio apareceu na minha vida como uma oportunidade que tornava possível a realidade de uma experiência única de crescimento pessoal e profissional. A possibilidade de inscrição nos editais de graduação do Paraíba sem Fronteiras me permitiu acreditar em uma ampliação de uma visão de mundo essencial para o meu desenvolvimento acadêmico e futuro profissional. A conexão direta com a minha área de formação em relações internacionais traduz as expectativas de construir conexões internacionais e adquirir habilidades práticas que são cada vez mais valorizadas no mercado global”, avalia João Vitor.
Criado pela Lei n.º 12.959, de 11 de dezembro de 2023, o PbsF é executado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (SECTIES-PB), e tem como objetivo a promoção à cooperação internacional descentralizada, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico no âmbito das instituições de ensino superior, instituições de educação profissional e tecnológica, centros de pesquisa e empreendimentos de excelência sediados no Estado da Paraíba.
Texto: Juliana Marques.