Estão abertas as inscrições para o Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia que será realizado de 3 a 7 de julho

26 de junho de 2017

Minicursos, palestras, oficinas, exposições de trabalhos, rodas de diálogo, atividades esportivas e culturais, são algumas das iniciativas que integram a programação do 21º Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia, que será realizado de 3 a 7 de julho, no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, em João Pessoa.

A solenidade de abertura do evento será dia 3 de julho, às 17h30, no Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, localizado à Rua Professor Geraldo Von Sohsten, Jaguaribe. Na ocasião será apresentada uma discussão sobre “Arquivista e Associativismo: algumas reflexões”, com a participação da docente da Universidade de Brasília Katia Barros e Melo. Doutora em Documentação pela Universidad Carlos III de Madrid a palestrante também integra o Conselho Editorial da Revista Cenário Arquivístico e a Associação Brasiliense de Arquivologia.

Com o tema “Associativismo e empreendedorismo: aspectos na formação do arquivista” o evento reúne discentes, docentes, pesquisadores e profissionais de Arquivologia e áreas afins, de todo o país, para discutir questões relacionadas ao cenário arquivístico da atualidade, tais como: a gestão de documentos digitais, gestão de carreira, empreendedorismo, direitos trabalhistas, a conjuntura nacional e seu reflexo na arquivologia, dentre outros.

Além da programação acadêmica o evento contará com a 8ª edição da COPARQ, competição esportiva tradicional entre os participantes do Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia, que será realizada no dia 6 de julho, no Ginásio do Campus V. A iniciativa tem o objetivo de promover a integração e socialização através do esporte entre diferentes universidades, evidenciando a importância da prática do Futsal para a qualidade de vida dos participantes do evento.

Os trabalhos aprovados para exposição serão apresentados nas modalidades de resumo expandido e monografia, nos eixos temáticos: a arquivologia e sua dimensão acadêmica; gestão arquivística na construção da articulação social; patrimônio, memória e informação; a Tecnologia da Informação e o empreendedorismo: alternativas no mercado de trabalho arquivístico.

As inscrições são realizadas até o 3 de julho pela Internet ou presencialmente, nos pacotes “Armaria” e “Oxente”, que dão direito à participação nas atividades científicas e culturais e COPARQ, com a opção de incluir alimentação e alojamento. Estudantes da Paraíba podem realizar a inscrição do evento com desconto.

Histórico

O Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEARQ) é organizado pela Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEA) com a participação dos Centros e Diretórios Acadêmicos de Arquivologia das universidades brasileiras. Realizado desde 1997, trata-se de um evento consolidado e conhecido nacionalmente com a finalidade de interação e promoção de debates, entre graduandos e graduados que podem expor assuntos vivenciados cotidianamente nas suas instituições de ensino e em seus ambientes de trabalho, contribuindo assim para sua formação acadêmica, profissional, política e cultural.

Em 2017 será a terceira vez que o evento é realizado em João Pessoa, tendo ocorrido em 2011 na UEPB e em 2014 na UFPB. Neste ano, o evento é realizado com o apoio do Centro Acadêmico Briggida Lourenço, direção do Centro de Ciências Biológicas Sociais Aplicadas – CCBSA e Associação dos Arquivistas da Paraíba – AAPB.

Outras informações: http://enearq2017.com.br/