Equipe do Projeto SESA se reúne e discute programação para os próximos meses e proposta de versão online
Com a perspectiva de cooperação acadêmica, tecnologia e inovação científica, que são as principais marcas deste programa, o Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA) que é vinculado ao curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizou, na manhã desta segunda-feira (28), uma reunião com os parceiros das diversas instituições brasileiras e do exterior para delinear o SESA online, apresentar uma nova proposta de livro a ser formatado e discutir as adequações diante da realidade imposta pela COVID-19.
Na ocasião, a coordenadora do SESA, professora Eliete Correia dos Santos, expôs a ideia do “SESA online”, que consiste na realização de eventos relacionados às temáticas de atuação do SESA a partir da propositura de pesquisadores parceiros do programa. “A perspectiva é que qualquer instituição do Brasil ou exterior que queira apresentar um trabalho ou fazer um evento com uma temática de interesse do SESA possa solicitar a parceria por meio de um formulário online. Nós iremos disponibilizar o nosso canal no Youtube, prestaremos a assessoria quanto ao uso do streaming, podemos auxiliar na divulgação da atividade”, explicou a docente.
Também no sentido de aprimorar as redes sociais entre os pesquisadores, foi apresentada pela professora do Instituto Politécnico do Porto (IPP-PT) Ana Terra a proposta do novo livro do SESA, que, além dela, terá como organizadoras a professora da Universidade de Coimbra (UC-PT), Beatriz Marques, e Eliete Correia dos Santos. A obra deverá trazer reflexões sobre informação e comunicação em tempos de pandemia. A docente destacou a importância das publicações como uma das vertentes significativas de atuação do SESA.
“O fato do projeto se materializar em publicações é uma forma interessante de divulgar essa produção científica. E pensamos nessa temática que poderá suscitar uma reflexão sobre o tempo em que vivemos. Curiosamente em 2011 a Organização Mundial de Saúde (OMS) sublinhou que informação e comunicação seriam fundamentais para a gestão de qualquer crise pandêmica e nós estamos vendo agora de fato que elas têm tido um papel relevante na reconfiguração dos nossos cotidianos e das nossas práticas. Por isso, pensamos em construir um livro relacionado com essa vivência”, destaca a professora Ana Terra.
Sobre o SESA
Realizado anualmente desde 2007, na Paraíba, Brasil, o SESA surgiu no âmbito do curso de Arquivologia com uma abrangência regional tendo como pressupostos a literacia informacional e o “letramento” dos discentes do curso de Arquivologia da UEPB. Inicialmente o projeto contava apenas com a colaboração científica de diversas universidades brasileiras, mas, a partir de 2012, transformou-se num projeto internacional, de natureza luso-brasileira, passando a incluir como parceiras a Universidade de Coimbra (UC), a Universidade do Porto (UP), a Universidade de Aveiro (UA) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP).
Desde o lançamento do primeiro volume da coleção “Arquivologia”, no ano 2013 (1º trimestre, no Brasil, e em 31 de outubro, em Portugal, no âmbito de um Workshop de Arquivística que teve lugar no Arquivo da Universidade de Coimbra) a Universidade de Coimbra passou a integrar a comissão científica e o corpo editorial da coletânea de textos publicada pelo projeto, constituída por dois volumes, um que contempla os trabalhos de alunos e outro o dos membros da comissão científica.
A partir de 2014, o projeto ganhou contornos multidisciplinares, atuando como um elemento importante para a pesquisa e o ensino em Arquivologia e Ciência da Informação. Ao longo das oito edições do evento realizadas em cooperação acadêmica com instituições portuguesas e brasileiras o projeto SESA conduziu à realização de diversas conferências, palestras, minicursos e oficinas, as quais tiveram um impacto direto para os docentes e discentes do curso de Arquivologia da UEPB.
Durante a 8ª edição do SESA realizado no Campus I da UFPB, em João Pessoa, PB, entre os dias 14 a 18 de agosto de 2017, o SESA ganhou uma particular expressão, passando a ser desenvolvido conjuntamente por duas universidades da única cidade do Brasil em que são oferecidos dois cursos de Arquivologia em instituições públicas, e uma dimensão internacional, começando a contar com a representação de especialistas de todas as universidades portuguesas parceiras. No final do evento, e no âmbito das comemorações dos “10 anos do SESA”, foi atribuído pela primeira vez o “Prêmio José Maria Jardim” criado com o objetivo de incentivar as produções científicas de alunos e professores e contribuir de forma significativa para a área de Comunicação e Informação.
Em 2019 o SESA foi realizado na Universidade de Coimbra e a cada dois anos passou a ser organizado e sediado em Universidades Luso-Brasileiras. A 10ª edição deverá ocorrer em 2021, na Universidade Porto, em parceria com o Instituto Politécnico do Porto. E em 2023 o evento será sediado em Luanda, na Angola.
Atualmente o programa conta com a parceria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Brasília (UnB), no Brasil; e IPP-PT, UC-PT e Universidade do Porto, em Portugal.
Tecnologias e ambientes virtuais de aprendizagem
Além da perspectiva de consolidação histórica das parcerias e da literacia informacional, o SESA também têm desenvolvido atividades via plataformas digitais e ambientes virtuais de aprendizagem – AVA no campo da investigação da Ciência da Informação e da Arquivologia com a produção de conteúdo que pode ser acessado por docentes, discente e a comunidade em geral com interesse no uso das tecnologias como mecanismo educacional.
Essas iniciativas são contempladas pelos diversos projetos que integram o programa “SESA, Seminário de Saberes Arquivísticos: tecnologia, inovação e práticas”, aprovado no edital PROBEX 2019/2020 da UEPB, e são fortalecidas pelo projeto “Cooperação acadêmica, tecnológica e inovação científica: as relações internacionais do Projeto SESA”, aprovado no edital da FAPESQ-PB 2018/2020. Este último permitiu o investimento em infraestrutura para a produção e edição de vídeos e demais conteúdos a serem disponibilizados nas plataformas digitais e demais atividades do SESA.
Todo o material produzido e editado pela equipe de discentes, docentes e técnicos-administrativos vinculados ao projeto está disponibilizado no Canal do SESA no Youtube. Um exemplo destes conteúdos interdisciplinares disponíveis gratuitamente é a oficina “Ferramentas digitais para o ensino remoto” ministrada pela coordenadora do projeto SESA, professora Eliete Correia dos Santos, como parte das iniciativas da Jornada Pedagógica da UEPB cujo material já está no canal.
Também estão disponibilizados no canal do projeto os vídeos promovidos em parceria com a coordenação do curso de Arquivologia da UEPB que integram a programação da 4ª Semana Nacional de Arquivos: “Tecnologias nos currículos dos Cursos de Arquivologia”, tendo como ministrantes o professor do curso de Arquivologia Josemar Henrique de Melo e o docente da Universidade Federal Fluminense, Daniel Flores, com a mediação do coordenador do curso de Arquivologia da UEPB, professor Sânderson Lopes Dorneles (UEPB), e “Em tempos Remotos: o acesso, avanços e o papel do arquivista”, tendo como palestrantes o professor do curso de Arquivologia da UEPB, Danilo de Sousa Ferreira, que discute o acesso remoto para acervos arquivísticos, o professor Josemar Henrique de Melo, que contempla a temática “A formação dos arquivistas para o tratamento de acervos digitais”, e o professor da Universidade Federal de Pernambuco Diego Andres Salcedo, que apresenta o “Projeto Legado da Memória Postal”.
Segundo a professora Eliete Correia dos Santos a perspectiva é que aos poucos sejam disponibilizados no canal os vídeos de eventos e palestras do SESA na UEPB, na UFPB, em Coimbra, na UNIRIO, e em outras atividades realizadas nas universidades e institutos que são parceiros do projeto, além de serem transmitidas as atividades do “SESA online”.
Texto: Juliana Marques