Equipe da Coordenação de Pesquisa da PRPGP realiza de visita técnica ao IFPB e prepara ações de 2024

2 de fevereiro de 2024

Como parte do planejamento das atividades que serão realizadas em 2024, sobretudo no que concerne à habilitação da equipe da Pro-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para o cadastramento e operacionalização do módulo de pesquisa do Sistema Unificado da Administração Pública (SUAP), a equipe de coordenação de pesquisa da PRPGP realizou, na manhã desta quinta-feira (1º), uma visita técnica ao Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), Câmpus de João Pessoa.

De acordo com o pro-reitor de pós-graduação e pesquisa da UEPB, professor Francisco Jaime, esse ano a UEPB fará todo o processo de lançamento dos editais de pesquisa, submissão e avaliação dos projetos e divulgação dos resultados através do módulo de pesquisa do SUAP e esse encontro foi uma troca de experiências importante para a implementação desse novo sistema. O docente aproveitou a ocasião para agradecer a receptibilidade e disponibilidade do IFPB em receber a UEPB para essa troca de experiências que só fortalece o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do Estado da Paraíba.

“A equipe da UEPB foi recebida pelos professores Deyse e Thiago da Diretoria de Pesquisa do IFPB, que têm experiência acumulada de funcionamento do módulo de pesquisa do SUAP, especialmente na submissão de editais, a exemplo dos editais de Iniciação Científica, que são feitos pelo IFPB via SUAP desde 2017. Então aproveitamos esse encontro para tirar várias dúvidas sobre o cadastramento e operacionalização deste módulo que permitirá à UEPB voltar a operacionalizar os editais de Iniciação Científica através de uma plataforma, como acontecia em anos atrás com o sistema e-PIC”, explica o pro-reitor.

O pro-reitor avalia que essa plataforma vai simplificar todo processo de submissão, avaliação e divulgação dos resultados, além de facilitar a geração de relatórios e prestação de contas, emissão de certificados, troca de bolsistas, dentre outras ações, e será um grande marco para a UEPB, que voltará a fazer a gestão dos projetos de pesquisas da mesma forma que as grandes universidades fazem.

Além disso, o gestor destaca que a PRPGP já está se preparando para lançar todos os editais de Iniciação Científica através da plataforma do SUAP nos quais estarão disponíveis número de bolsas, prazos, regras para submissão, dentre outras informações.

“Apesar da plataforma SUAP ser muito intuitiva, a PRPGP está preparando tutoriais explicativos com passo a passo para auxiliar todo processo de submissão. Esse procedimento está sendo feito apenas devido ao fato de que será o primeiro ano de utilização, porém a PRPGP garante que o sistema é de muito fácil utilização”, explica o professor Francisco.

Aproveitando a passagem em João Pessoa a equipe realizou uma visita às instalações do câmpus V da UEPB, em João Pessoa, para conhecer a estrutura administrativa, acadêmica e laboratórios de pesquisa do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas. Essas iniciativas integram o planejamento executado pela PRPGP para 2024, que também deve contar com uma reunião com os coordenadores de cada programa de pós-graduação e pesquisa da UEPB a ser realizada em breve.

Texto: Juliana Marques