Egressos de Arquivologia são empossados para a Associação dos Arquivistas da Paraíba

6 de novembro de 2015

12032095_1664755393767542_3730580272716905166_nApós eleição realizada em setembro deste ano, será empossada, no dia 11 de novembro, às 18h30, no auditório 1 da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, a primeira gestão da Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB) que conta com egressos e docentes do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal da Paraíba integrando a diretoria e conselhos, um momento considerado histórico para a arquivologia paraibana.

A chapa “ARQUIVOS AVANTE: uma arquivologia, muitos Arquivistas!”, que conta com as egressas do curso de Arquivologia da UEPB Régia Sueli Felix como diretora e Anna Carla Queiroz, que atualmente é docente do Campus V da UEPB, como vice-diretora, será a responsável pela gestão da AAPB por dois anos.

A associação irá auxiliar na fiscalização dos arquivos paraibanos, divulgação junto à sociedade sobre o perfil e a importância do arquivista nas instituições, mobilização de estudantes e profissionais da área na luta por causas comuns à categoria, entre outros encaminhamentos.

A coordenadora do curso de Arquivologia da UEPB, professora Esmeralda Porfírio Sales, que integrou a equipe responsável pela idealização da associação e, desde 2010, atua junto com uma comissão provisória buscando viabilizar administrativa e juridicamente a criação da AAPB, destacou a importância da criação da associação para fortalecer a arquivologia paraibana e nacional, organizando os profissionais para reivindicar direitos.

“É um marco para a arquivologia e um momento para fortalecer essa área que é tão fragilizada. A partir da implantação da associação podemos, inclusive, dar encaminhamento para a criação de conselhos federal e regionais que poderão dar prosseguimento às nossas lutas”, avaliou professora Esmeralda.

Histórico de criação da AAPB

A ideia de criação da AAPB surgiu em 2010, época em que a UEPB recebeu o presidente do Sindicato e Associação de Arquivistas do Rio de Janeiro, Daniel Beltran, que, na ocasião, colaborou com as novas perspectivas de organização de classe na Paraíba.

Desde então, foram realizadas reuniões para discutir a criação desta associação, estatuto, regimento entre outras questões, até que fosse organizada a assembleia geral de fundação da entidade.

No dia 19 de novembro de 2013, em João Pessoa, foi fundada a AAPB e apresentado o estatuto da associação. Na oportunidade, estiveram presentes discentes, docentes e profissionais da área, além das coordenadoras dos cursos de Arquivologia da UEPB e UFPB, que puderam sugerir melhorias a serem realizadas no documento que regulamenta as atividades da associação.