Egressos de Arquivologia são empossados para a Associação dos Arquivistas da Paraíba

12 de novembro de 2015

“Um marco histórico para a Arquivologia paraibana”, essa é a definição de profissionais, professores e estudantes para a posse da primeira gestão da Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB) realizada na noite desta quarta-feira (11), no auditório 1 da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa, com a presença de representantes dos cursos de graduação em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal da Paraíba.

Compuseram a mesa de honra da solenidade o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, Francisco Jaime Mendonça Júnior; o diretor da Fundação Casa José Américo na ocasião representando o Governo do Estado, Damião Ramos; a diretora da AAPB, Régia Sueli Felix; a coordenadora do curso de Arquivologia da UEPB, Esmeralda Porfírio Sales; a coordenadora adjunta do curso de Arquivologia da UFPB, Ediene Toscano; o representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, José Washington de Morais Medeiros e a representante do Conselho Nacional de Arquivos Aurora Maia.

Na oportunidade, o professor José Washington Medeiros apresentou um breve panorama histórico da Arquivologia na Paraíba, a legislação vigente, as dificuldades e conquistas profissionais e acadêmicas, as características da formação no contexto da sociedade da informação e o percurso traçado até a criação e posse da AAPB. Em sua fala, o docente lembrou com pesar da professora Briggida Lourenço, assassinada em 2012, e de Vera Lúcia Pereira e Margareth Barbosa, estudantes de Arquivologia da UEPB e UFPB, respectivamente, falecidas recentemente.

Emocionada, a diretora da AAPB Régia Sueli comemorou o que a mesma definiu como um importante passo para a Arquivologia da Paraíba e enfatizou a necessidade de envolvimento de toda a categoria de profissionais para que a associação avance nos objetivos traçados.

“A minha maior emoção não é ser presidente da AAPB, minha maior emoção é ter a possibilidade de lutar pela Arquivologia paraibana. Talvez esse seja nosso maior objetivo, lutar por maiores salários, pelo reconhecimento da nossa classe, pelo reconhecimento profissional. Nós não somos apenas cuidadores de documentos, nós temos um papel importante para o processo administrativo como um todo, para as tomadas de decisões, recuperação de informações, então a nossa luta está voltada para esse contexto”, destacou Régia.

A chapa “ARQUIVOS AVANTE: uma arquivologia, muitos Arquivistas!”, que conta com as egressas do curso de Arquivologia da UEPB Régia Sueli Felix como diretora e Anna Carla Queiroz, que atualmente é docente do Campus V da UEPB, como vice-diretora, será a responsável pela gestão da AAPB por dois anos, durante o biênio 2015/2017.

A associação irá auxiliar na fiscalização dos arquivos paraibanos, divulgação junto à sociedade sobre o perfil e a importância do arquivista nas instituições, mobilização de estudantes e profissionais da área na luta por causas comuns à categoria, entre outros encaminhamentos.

De acordo com a vice-diretora da AAPB, Anna Carla Queiroz, após a cerimônia de posse será realizada uma campanha de adesão para conscientizar os profissionais sobre a importância da que eles se associem e apoiem as ações da AAPB. “Nós temos um planejamento estratégico e o nosso primeiro passo é conscientizar os profissionais sobre a importância dessa filiação pois uma categoria forte é uma categoria unida, e a partir daí daremos prosseguimento a outras ações de divulgação da importância do arquivista para a sociedade para que a informação esteja acessível e cada sujeito possa exercer a cidadania com plenitude”, explicou Anna Carla.

Histórico de criação da AAPB

12032095_1664755393767542_3730580272716905166_nA ideia de criação da AAPB surgiu em 2010, época em que a UEPB recebeu o presidente do Sindicato e Associação de Arquivistas do Rio de Janeiro, Daniel Beltran, que, na ocasião, colaborou com as novas perspectivas de organização de classe na Paraíba.

Desde então, foram realizadas reuniões para discutir a criação desta associação, estatuto, regimento entre outras questões, até que fosse organizada a assembleia geral de fundação da entidade.

No dia 19 de novembro de 2013, em João Pessoa, foi fundada a AAPB e apresentado o estatuto da associação. Na oportunidade, estiveram presentes discentes, docentes e profissionais da área, além das coordenadoras dos cursos de Arquivologia da UEPB e UFPB, que puderam sugerir melhorias a serem realizadas no documento que regulamenta as atividades da associação.