Egresso da graduação e mestrado em Relações Internacionais é selecionado para Doutorado na Kings College de Londres

16 de maio de 2022

 

Com uma formação sólida, graduação e mestrado em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), associada a quase um ano de dedicação com foco exclusivo na seleção de PHD, o internacionalista André Luiz de Carvalho alcançou, recentemente, a vaga para o doutorado numa das mais disputadas e reconhecidas universidades do mundo, a Kings College London. O doutorado é em Estudos de Defesa, no departamento de defesa da Kings College, que também é ligado ao Ministério de Defesa e à Academia de Defesa do Reino Unido.

O egresso da UEPB, que apresentou um projeto de tese no qual se propõe a analisar o processo de transformação militar e desenvolvimento de capacidades dissuasórias de potências médias, especificamente Japão e Taiwan no leste asiático, comemora o êxito e lembra que a formação oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da UEPB foi preponderante para o resultado alcançado.

“A sensação é indescritível. A Kings College está entre as cinco melhores universidades do UK e o departamento de defesa é referência mundial nos estudos da área. Estar perto dos intelectuais que compõe o núcleo bruto da minha área de estudo é uma oportunidade única. Por outro lado, iniciar um doutorado nunca é uma tarefa fácil, especialmente em outro país e numa língua não materna, mas, a qualidade do ensino e da pesquisa que o PPGRI oferecem me equipou com o know how necessário pra encarar essa jornada de igual pra igual com estudantes das melhores universidades do mundo.”, explicou o internacionalista.

Enquanto estudante, André Luiz de Carvalho já se dedicava para desenvolver estudos de destaque. Em 2021, teve o trabalho intitulado “O poder regional no cenário mundial: o caso da grande estratégia brasileira no governo Lula”, fruto da pesquisa desenvolvida para a dissertação de mestrado, aprovado para apresentação na convenção anual da International Studies Association (ISA) de 2021, maior evento mundial na área de Relações Internacionais.

Ao avaliar sua trajetória, André Luiz evidencia o apoio de docentes como os Paulo Kuhlmann, Saulo Felipe, Fábio Nobre, Alexandre Leite, e da orientadora de mestrado Cristina Pacheco, como preponderantes para o sucesso alcançado.

Texto: Juliana Marques

Fotos: Acervo pessoal