Egressa do curso de Relações Internacionais da UEPB é aprovada em mestrado na Suécia com bolsa integral

16 de abril de 2014

262344_411575008907181_965661978_nEDConcluir a graduação e conseguir a aprovação em uma seleção de mestrado com bolsa integral numa universidade de destaque internacional, esse é o sonho de muitos estudantes desde que ingressam no mundo acadêmico que passou ser realidade para a egressa do bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba, Nara Farias, aprovada para o Mestrado em Migrações Internacionais e Relações Étnicas pela Malmö University, na Suécia.

A internacionalista, que concluiu o curso de graduação em setembro de 2013, desde o início da vida de universitária esteve envolvida em projetos e atividades de pesquisa e extensão, buscando a experiência necessária para conquistar a meta de seguir a carreira acadêmica.

“Durante minha graduação quase sempre tive em mente que faria mestrado fora do país. Mas, sabia que para que isso acontecesse eu deveria manter o foco e procurar uma linha de pesquisa que me agradasse mais. Participei de projetos de pesquisa e de extensão e fui bolsista do PIBIC, sendo este último o que mais me ajudou em termos de carreira acadêmica, pois foi quando aprendi realmente a pesquisar”, relembra Nara.

Nara atribui sua conquista, principalmente, à qualidade dos docentes do curso de Relações Internacionais, dentre eles a orientadora Andrea Pacífico, que incentivam os estudantes a crescer enquanto pesquisadores e profissionais.

Desde outubro de 2013 a internacionalista buscava uma universidade que contasse com o curso de Mestrado na área de migrações. Enquanto estudante, inclusive, Nara já desenvolvia pesquisas com este foco, atuando no Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais (NEPDA) da UEPB. Chegou a inscrever-se na Universidade de Amsterdam, onde também foi aprovada mas, optou pela Malmö University, por conta da bolsa de estudos.

Para obter a aprovação Nara Farias  encaminhou o diploma, histórico escolar, proficiência em ingles (TOEFL), exemplos de perguntas que pretende responder durante o mestrado e uma carta de motivação, documentos que foram considerados para que a internacionalista conseguisse a aprovação com bolsa de estudos.

A Malmö University, fundada em 1998, é uma das maiores universidades da Suécia, recebendo mais de 24 mil estudantes suecos e de outras nacionalidades, para cursar graduação e pós-graduação. O programa de pós-graduação em Migrações Internacionais e Relações Étnicas busca desenvolver as habilidades dos mestrandos em pesquisar os efeitos da globalização e da mobilidade humana nas sociedades, grupos e indivíduos; a adaptação social e política e integração das minorias étnicas em diferentes sociedades; questões de inclusão e exclusão de imigrantes; relações maioria-minoria; perspectivas filosóficas e éticas sobre a vida em sociedades diversas e complexas.

Após a conclusão do curso, Nara Farias planeja dar continuidade aos estudos associada à carreira profissional na área em que está se aprofundando. “Pretendo aproveitar, da melhor forma possível, essa oportunidade que o governo sueco está me dando e, com o conhecimento adquirido, tentarei começar uma carreira em organizações que tratem da temática das migrações, minha área de estudos”, declarou.