Egressa do curso de graduação em Relações Internacionais é aprovada em seleção de mestrado na London School

5 de outubro de 2016

1272208_10152812980017920_5372599166681010939_o

Com uma formação multidisciplinar ancorada em discussões que permeiam as áreas de Economia, Direito, Ciência Política, Globalização, Cultural, Segurança, o curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba tem possibilitado aos egressos o conhecimento e o empoderamento necessários para a conquista de espaços de destaque nacional e internacional. É o caso da graduada em Relações Internacionais pela UEPB, Carina Rodrigues, recentemente aprovada no programa de Estudos de Desenvolvimento (Development Studies) do Departamento de Desenvolvimento Internacional da London School of Economics and Political Science, no Reino Unido, com a conquista de uma bolsa de estudos do programa Chevening.

As bolsas de estudo Chevening são concedidas desde 1983 pelo governo britânico para alunos de mais de 160 países, incluindo o Brasil, que tenham sido aprovados em universidades do Reino Unido. A bolsa cobre as passagens de ida e volta para o Reino Unido, anuidade de até £ 13.000 (caso este valor seja ultrapassado, o aluno deverá arcar com o valor remanescente) e gastos com despesas pessoais. Em geral, as bolsas são concedidas para programas de pós-graduação de um ano (mestrado ou MBA). Candidatos das mais diversas áreas (humanas, exatas e biológicas) podem concorrer.

No entanto, conseguir uma bolsa Chevening exige muito esforço. O Conselho Britânico é bastante rigoroso e só concede a bolsa para alunos que tenham notas excelentes, demonstrem potencial de liderança e sejam formadores de opinião. O processo seletivo é longo, envolvendo 10 meses que vão de etapas online a entrevistas presenciais em embaixadas e consulados pelo mundo todo. Para Carina, a formação em Relações Internacionais foi um diferencial para essa conquista.

“A formação em Relações Internacionais foi essencial na escolha do curso e da universidade para a pós-graduação, já que a London School é uma universidade específica com foco em ciências sociais. Minha base em RI me dava certa vantagem por ter uma formação superior nessa grande área. Ao mesmo tempo, os valores e as perguntas que me levaram a esse mestrado tiveram origem enquanto eu estava em grupos de pesquisa e extensão da UEPB – são inquietudes antigas que foram fortemente reforçadas durante minha formação acadêmica. E eu vim para o Reino Unido para poder avançar nessas pesquisas e compreender mais sobre o que como é possível trazer mais desenvolvimento para nosso estado e região. Sem a graduação da UEPB, eu nem seria a pessoa que sou hoje, nem estaria aqui”, afirmou Carina.