Docentes do PPGDARQ encerram ciclo de encontros de aperfeiçoamento realizados antes do início das aulas previsto

6 de dezembro de 2023

Com o objetivo de realizar o planejamento estratégico e promover o aperfeiçoamento dos docentes, o Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ), oferecido de forma associativa entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), concedente, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou, entre os meses de setembro e dezembro de 2023, diversos encontros com a equipe do Programa. O encerramento ocorre nesta quinta-feira, 7 de dezembro, com a atividade intitulada “O papel do orientador na pós-graduação”, que terá como ministrante a coordenadora do PPGDARQ  professora Eliete Correia dos Santos.

Durante os encontros, também foram apresentadas as temáticas “Governança arquivística: arqueologia de uma noção e perspectivas de pesquisa”, ministrado pelo professor da Universidade Federal Fluminense José Maria Jardim; “A importância do registro de patente no desenvolvimento da inovação tecnológica da UEPB”, que teve como ministrante a professora Karolina Celi Bezerra; “A produção do conhecimento em Arquivologia no Brasil”, apresentado pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Eliezer Silva, e “Governança arquivística e potencialidades através da norma ISO”, ministrado pelo professor da Universidade Federal do Amazonas, Alexandre Costa.

De acordo com a professora Eliete, essas iniciativas buscam possibilitar o aprofundamento dos interesses da área de concentração e das linhas de pesquisa. “As iniciativas e metas propostas para este programa de pós-graduação profissional foram balizadas, considerando a avaliação quadrienal da CAPES, os projetos de desenvolvimentos institucionais (PDI) da UFPB e da UEPB, bem como os processos de autoavaliação institucional. Mesmo sem ter ainda o início das aulas, o papel do corpo docente é fundamental para o êxito do programa, por isso iniciamos com discussões sobre governança arquivística, passando pela gestão de documentos e culminando com o papel do orientador na pós-graduação, cujas reflexões caminham sobre a relação entre orientador e orientando como sujeitos dialógicos; e apresentar as discussões realizadas no Seminário de Meio-Termo da Capes, realizado em 26 e 27 de outubro, afinal o que cabe ao professor de um programa?”, explica.

A coordenadora adjunta do PPGDARQ, professora Meriane Vieira, rememorou parte das temáticas dialogadas nesses encontros promovidos com docentes do Programa. “O Professor Jardim trouxe em sua fala como se deu o início da temática governança arquivística na área de Arquivologia, fazendo um panorama geral. Discutiu também as perspectivas futuras para a área e que o PPGDARQ certamente contribuirá para o fortalecimento do tema. O professor Alexandre abordou a governança arquivística na perspectiva das normas ISO, destacou as possibilidades e potencialidades dessas normas de forma que a governança se fortaleça cada vez mais na área de Arquivologia. O  professor Eliezer destacou o contexto da produção científica em arquivologia no Brasil, pontuando a importância de uma consolidação da área como ciência. Também convidamos a Agência de Inovação da UEPB (INOVATEC), que discutiu com os professores sobre o registro de patentes dos produtos realizados pela comunidade acadêmica, uma vez que todo curso profissional da área precisa ter um produto final”, relembrou.

Com área de concentração em “Gestão e Governança da Informação Arquivística”, o PPGDARQ conta com duas linhas de pesquisa: “Arquivologia e suas dimensões interdisciplinares”, e “Saberes e Fazeres Arquivísticos para a Governança”. A seleção de estudantes para o referido está ocorrendo, com resultado final previsto para ser publicado no dia 12 de janeiro de 2024.

Texto: Juliana Marques