Docentes do curso de Arquivologia ministram palestras e realizam lançamento de livro em Portugal
As docentes do bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba, Eliete Correia Santos e Francinete Fernandes, estiveram recentemente nas cidades do Porto e Coimbra, em Portugal, apresentando palestras, discutindo futuras parcerias e realizando o lançamento do livro “Seminários de saberes arquivísticos: Práticas de Leitura e Escrita na Universidade”, com textos de discentes do curso de Arquivologia da UEPB orientados pelas professoras.
Com a participação efetiva de docentes e discentes do Instituto Politécnico do Porto as professoras da UEPB apresentaram temáticas ligadas à formação arquivística durante o seminário da Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação, realizado na última quarta-feira (30).
Na oportunidade a professora Eliete Correia discutiu “A formação acadêmica em Arquivologia: Relato da experiência do Projeto SESA”, e a professora Francinete Fernantes abordou o tema “A formação do arquivista: transdisciplinariedade, desafios de hoje, projetos futuros”. As docentes também ministraram uma palestra que teve uma grande repercussão entre os estudantes e professores da Universidade de Coimbra, discutindo a experiência do Projeto SESA.
Além das palestras, as docentes da UEPB realizaram, no Porto e em Coimbra, o lançamento internacional do livro “Seminários de saberes arquivísticos: Práticas de Leitura e Escrita na Universidade”, que reúne textos produzidos por discentes do curso de Arquivologia organizados pelas professoras da UEPB e que contou com a colaboração de pesquisadores portugueses, a exemplo da professora Fernanda Ribeiro, da Universidade do Porto.
O pré-lançamento da obra ocorreu durante as festividades de sete anos do Campus V da UEPB, em 28 de agosto e, em 24 de setembro, foi realizado o lançamento oficial do livro, em João Pessoa, durante a “Mostra Memória do IFPB”. Este é o primeiro volume da coletânea “Interfaces do aprendizado na Universidade”, da Editora Appris, e reúne textos, produzidos de 2007 a 2010, por estudantes e arquivistas, egressos do curso de Arquivologia da UEPB.
A obra é o resultado de um trabalho iniciado pela professora Eliete Correia a partir da experiência nas aulas dos componentes curriculares “Oficina de Textos I e II”, do curso de Arquivologia. “Ao introduzirmos o estudo dos gêneros acadêmicos, as discussões dos alunos em sala de aula revelaram as dificuldades temáticas, composicionais e linguísticas. A maioria deles apresentou insegurança e medo ao falar em público e ao escrever textos”, esclareceu a docente.
Ela ainda acrescentou que “diante dessa realidade, em parceria com as professoras Francinete Fernandes, ministrante dos componentes curriculares ‘Análise documentária I e II’ e ‘Fundamentos Arquivísticos’ e Elisângela Mendonça, responsável pela disciplina de ‘Metodologia Científica’ pensamos na realização de um trabalho, de caráter interdisciplinar, no qual os alunos pudessem produzir artigos científicos que seriam orientados pelas docentes segundo a perspectiva de cada um desses componentes curriculares e seriam expostos e avaliados como trabalho final de todas as disciplinas”.
Essa experiência resultou no Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA), com apresentações na modalidade de comunicação oral, que foram publicados, internamente, em um CD de anais de cada semestre. As várias edições do SESA, realizadas de 2007 a 2010, resultaram em mais de 200 artigos científicos, divulgados em periódicos da área, apresentados em eventos da própria UEPB e de outras instituições, e, em alguns casos, os estudantes escolheram a temática abordada em seus artigos para transformá-los nos Trabalhos de Conclusão de Curso.
Parte destas produções foi selecionada pelas professoras Eliete Correia de Francinete Fernandes, que submeteram os trabalhos a pesquisadores de renome nacional e internacional, a exemplo da professora Heloísa Belloto, da USP, Fernanda Ribeiro, da Universidade do Porto, Angélica Martins, da UnB, além de outros docentes de relevância na área de Arquivologia e Linguagem.
O resultado desta seleção é o livro “Seminários de saberes arquivísticos: Práticas de Leitura e Escrita na Universidade”. De acordo com a equipe responsável pela publicação, “considerando as necessidades acadêmicas dos graduandos de Arquivologia o livro demonstrou um ensino de escrita que foi muito além da memorização de regras e normas, mas, apontou um caminho que começa com o estabelecimento da finalidade, escrever um artigo, e passar por etapas como estudar o tema, identificar ideias principais, sumarizar, resenhar, coletar dados, analisar, escrever os resultados, apresenta-los em eventos internos da faculdade e publicar”.
São abordados diferentes temas da Arquivologia, como o diagnóstico de arquivo e sua relação com as tecnologias da informação, gerenciamento, preservação de documentos e patrimônio cultural. O livro é o primeiro título de uma coleção que deverá vir em sequência, com trabalhos de docentes e pesquisadores de todo o mundo, da área de Arquivologia e Ciência da Informação, com parâmetros elaborados pela coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).