Docentes do CCBSA realizam defesa pública de memorial visando a progressão funcional

1 de abril de 2016

Com o objetivo de progredir de categoria, referendando o desempenho acadêmico como docentes e a trajetória de pesquisadores, professores do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba realizam defesa pública de memorial que permite a mudança da categoria de Professor Doutor para Professor Doutor Associado.

Já participaram da atividade as docentes do curso de Relações internacionais Silvia Garcia Nogueira, Luiza Rosa Barbosa de Lima; o docente do bacharelado em Ciências Biológicas Élvio Sérgio Figueiredo Medeiros e a professora do curso de Arquivologia  Jacqueline Echeverria Barrancos.

A professora Jacqueline Barrancos, que há 15 anos atua como docente da UEPB, destacou a importância dessa iniciativa para avaliar a trajetória acadêmica e profissional e quais as lacunas que ainda podem ser preenchidas. “Eu pude mostrar a minha atuação na coordenação de projetos de pesquisa e extensão, como líder de grupos de pesquisa, meu desempenho na pós-graduação. Aumenta a nossa responsabilidade, pois temos que melhorar ainda mais nossa produção, precisamos nos inserir em atividades que possam dar um retorno à sociedade e mostrar que temos um desempenho condizente à nossa categoria”, explicou.

Além das atribuições da classe de Professor Doutor, o Professor Doutor Associado deve desenvolver a consolidação como líder de uma linha de pesquisa e elaboração de proposta teórico-metodológica em sua área de conhecimento, participação em banca de concursos para Professor Doutor e atividades de pós-graduação.

Para a progressão funcional o docente deve estar na classe “D”, como Professor Doutor há, pelo menos, dois anos; pontuação de desempenho acadêmico, estabelecido conforme tabela de pontos e uma avaliação de desempenho por uma banca examinadora em defesa pública de memorial.