Docente e discentes de Ciências Biológicas do Campus V realizam feira em parceria com Escola José Lins do Rêgo
Com o objetivo de possibilitar aos calouros do curso de Ciências Biológicas do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e às turmas concluintes do ensino médio da Escola Estadual José Lins do Rêgo uma amostra do campo de atuação do Biólogo e as diversas vertentes que compõem a área, foi realizada na tarde desta segunda-feira (4) uma feira de profissões com ênfase em Ciências Biológicas.
De acordo com a professora do curso de Ciências Biológicas da UEPB, Daniela Pontes, a ideia do evento surgiu durante as atividades do componente curricular “Introdução às Ciências Biológicas”, voltado aos estudantes do 1º período do curso, que têm o primeiro contato com a área e as vertentes de atuação. Compuseram a feira espaços destinados à Biologia Forense, Microbiologia, Anatomia, Botânica, Embriologia, Ecologia, entre outras.
“Eu queria fazer com que os alunos conhecessem o universo da Biologia. Então separamos todas as subáreas e fizemos a divisão dos grupos. Posteriormente, fizemos a parceria com a Escola José Lins do Rêgo, por intermédio da orientadora pedagógica Benilda Cavalcante e da responsável pelo componente curricular da Biologia das turmas concluintes, professora Shelzea Oliveira. E conseguimos implementar essa ideia, com a perspectiva de popularizar a Biologia com atividades interativas e práticas”, explicou professora Daniela Pontes.
A professora de Biologia da Escola José Lins do Rêgo, Shelzea Oliveira destacou a importância da feira para apresentar para os estudantes numa fase de escolha profissional as vertentes de atuação do biólogo e enfatizou que gostaria de presenciar outras iniciativas como essa feira voltadas a outras áreas. Para o estudante do 3º ano do ensino médio Sales Juan, que está indeciso na escolha da profissão, poder conhecer melhor os diversos campos que compõem a Biologia facilita na hora de optar por seguir uma carreira na área.
Segundo a professora Daniela Pontes já existem alguns convites para que outras edições da feira sejam realizadas e está sendo avaliada essa possibilidade, considerando o calendário acadêmico da UEPB.
Texto e fotos: Juliana Marques