Docente do curso de Relações Internacionais participa de encontro para fortalecer a parceria entre América Latina, Caribe e Europa

21 de julho de 2023

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com o objetivo de efetivar a parceria bi-regional no ensino superior entre América Latina e Caribe junto à União Europeia, o docente do curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Carlos Enrique Ruiz, esteve entre os dias 6 e 8 de julho, na cidade de Alcalá de Henares, na Espanha, participando da “V Cumbre Académica Unión Europea y América Latina y el Caribe”.

“Uma das conclusões deste encontro foi que a internacionalização do ensino superior deve ser considerada como um fator fundamental para promover a ciência e tecnologia com fins de fortalecer a aliança estratégica bi-regional, promovendo a integração frente ao mundo globalizado. Entende-se que ademais de promover o desenvolvimento científico, a internacionalização fortalece os valores de direitos humanos promovidos pelos países de ambas regiões”, avalia o professor Carlos Enrique.

O docente lembrou que, na oportunidade, foi analisado que, em ambas regiões, em tempos recentes, tiveram espaço – ainda que por meio de voto, dentro da democracia formal – de governos de ultradireita ou mesmo fascistas, que colocaram ou colocam em risco a própria democracia, o estado de direito e os direitos humanos consagrados nos instrumentos jurídicos internacionais. Dessa forma, concluiu-se que é fundamental uma aliança entre as universidades para a formação para a democracia e cidadania.

Além destes diálogos, o atual coordenador da graduação em Relações Internacionais da UEPB estabeleceu contatos com diversos representantes de universidades, buscando promover a internacionalização da UEPB. “Para além destes contatos, ressalta-se os encontros com o Diretor do Departamento de Relações Internacionais e Integração Europeia da National School of Political and Administrative Studies de Bucharest (SNSPA), Iordan Barbulescu, e as tratativas para que a UEPB siga figurando entre os parceiros do projeto ERASMUS +, que já possibilitou a ida de dois professores à Romênia e uma aluna de graduação de Relações Internacionais, com bolsa para cursar um semestre na SNSPA. Em conclusão ressalta-se que através dessa participação a UEPB mostrou seu engajamento nos processos de política internacional e está em consonância com as diretrizes da política externa brasileira que confere prioridade a essa parceria estratégica entre a América Latina e Caribe e a União Europeia. Desde suas relações internacionais busca estabelecer sinergias para uma justiça global, combatendo assimetrias internacionais e defendendo os princípios universitários da democracia, direitos humanos e excelência científica e de formação de pessoas”, explica Carlos Enrique.

O encontro de reitores, pró-reitores, cientistas, docentes e discentes, ocorre há mais de 10 anos, e vem se constituindo para além de temas propriamente de harmonização e integração curricular, de títulos e da internacionalização, mas, configura-se enquanto espaço de o intercâmbio de conhecimentos e compreensões mútuas. Além do comércio e economia, foram tratados temas voltados para uma agenda política estratégica, tais como a democracia e o desenvolvimento sustentável.

Texto: Juliana Marques