Docente do Campus V é contemplada com bolsa da Capes/Fulbright para pós-doutorado no exterior
A docente da Graduação e Mestrado em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba, Cristina Carvalho Pacheco, foi contemplada com a bolsa Capes Fulbright de Pós Doutoramento no Exterior.
Mestre em Ciência Política e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, a professora Cristina Pacheco, integra o quadro de docentes da Graduação e do Mestrado em Relações Internacionais da UEPB, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e entensão nas áreas de Teoria Política e Política Internacional e Comparada.
A docente também é conselheira acadêmica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos e trabalhando com os seguintes temas: Instituições e Organizações Internacionais, Teoria Política e Relações Internacionais, Política Externa dos EUA.
O projeto de autoria da professora Cristina Pacheco aprovado na seleção “Judiciary and Foreign Policy in US: The role played by Supreme Court’s landmark cases in US foreign policy” aborda o papel do judiciário na produção da política externa dos Estados Unidos, a partir de casos históricos julgados pela Suprema Corte norte-americana.
De acordo com a professora Cristina Pacheco a aprovação deste projeto é um resultado importante não só para ela, mas, traz um reconhecimento para a produção científica na área de Relações Internacionais da UEPB, considerando que a Fulbright é uma das instituições de maior prestigio no exterior e, principalmente, nos Estados Unidos.
O programa de bolsas Capes/Fulbright, no qual a docente da UEPB foi selecionada, tem como objetivo incrementar as pesquisas realizadas por recém-doutores no país nas Ciências Humanas, Ciências Sociais, Letras e Artes, e estreitar as relações bilaterais entre os dois países. A seleção é feita com base na análise do projeto e currículo do candidato.