Docente de Relações Internacionais cria página para discutir questões relacionadas à política e economia

3 de julho de 2013

Para onde vai o mundo? Para onde queremos ir? Questões que surgem diante de um cenário marcado por uma série de acontecimentos políticos, econômicos e sociais, nacionais e internacionais, que norteiam os rumos que o país irá tomar, e que estão articuladas ao intuito da página Conto do Uirá-puru, de autoria do coordenador do curso de Relações Internacionais, professor José Carlos de Assis. O espaço tem a pretensão de discutir com acadêmicos e pesquisadores temas atuais que marcam a sociedade brasileira.

Economista, professor de Economia Internacional, José Carlos de Assis já atuou como repórter de economia na Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, O Jornal do Rio de Janeiro; foi vencedor do Prêmio Esso de Reportagem; é colunista da Carta Maior e autor de várias publicações, entre elas o livro “A Razão de Deus”, da editora Civilização Brasileira. A escolha do nome “Conto do Uirá-Puru” para a página nas redes sociais é uma referência à trajetória do pesquisador que utilizava esse codinome para assinar algumas de suas matérias no período em que atuava como repórter.

Na página serão difundidas crônicas com críticas ao sistema político e econômico brasileiro com um sentido propositivo e reflexivo e amparadas por um ponto de vista independente e divertido. O personagem principal das estórias é denominado ‘Simplício’, que segundo o professor José Carlos “simboliza a figura de brasileiros inquietos e generosos, sonhadores, utópicos, realizadores da vida”.

“Claro que gostamos das manifestações de rua que aconteceram em junho em muitas cidades brasileiras, são a nossa cara! Entretanto, queremos contribuir para dar respostas às demandas sociais que afloraram nelas. E repelimos o oportunismo de direita que quis se apropriar das manifestações segundo seus próprios interesses. É que grande parte da grande mídia, e de outras forças que sempre estiveram atrás da carruagem manipulando o povo, se apressaram a pular na frente dos cavalos depois que a carruagem disparou. Simplício saberá escapar dessa manipulação”, afirma o professor José Carlos.

Todas as crônicas contam com o trabalho de ilustração do estudante de RI Nivaldo Pires. Também foram responsáveis pela editoração gráfica da página os estudantes José Robson e Valter Ângelo, e o aluno Nillo Carlos, presta assessoria ao projeto.

Para acessar a página, basta clicar no link disponível ao lado direito da página principal do CCBSA, no espaço destinado ao acesso rápido.