Em página nas redes sociais docente da UEPB lança um novo olhar sobre política e economia

16 de julho de 2013

1013115_177288029114839_1034805664_nAbordar questões ligadas à política e economia nacional e internacional, com bom humor e inteligência, essa tem sido a linha de atuação da página “Contos do Uirapurú”, de autoria do coordenador do curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba, professor José Carlos de Assis, que tem atraído a cada dia mais seguidores de todo o país, interessados na análise dos temas de forma crítica, atualizada e de fácil compreensão.

Na página são difundidas diariamente crônicas com críticas aos fatos que marcam a política e economia, com o intuito de suscitar nos estudantes, docentes e pesquisadores, que acessam as estórias, um caráter reflexivo em relação às questões que são abordadas. Os contos publicados seguem uma sequência, que faz com que o leitor acompanhe a rotina do personagem principal, denominado “Simplício”, com curiosidade para descobrir o desenrolar dos fatos. Segundo o professor José Carlos Simplício “simboliza a figura de brasileiros inquietos e generosos, sonhadores, utópicos, realizadores1075298_179770038866638_1729059821_n da vida”.

O idealizador da página e autor dos textos, professor José Carlos é economista, professor de Economia Internacional, já atuou como repórter de economia na “Folha de São Paulo”, “Jornal do Brasil”, “O Jornal” do Rio de Janeiro; foi vencedor do “Prêmio Esso de Reportagem”; é colunista da “Carta Maior” e autor de várias publicações, entre elas o livro “A Razão de Deus”, da editora Civilização Brasileira. Segundo ele a página “Contos do Uirapurú” foi criada como uma forma de simplificar temas como superávit primário, inflação, taxa básica de juros, impostos, obras públicas, gestão de recursos, aproximando essas questões do público e tornando essa discussão prazerosa.

Todas as crônicas contam com o trabalho de ilustração do estudante de RI Nivaldo Pires. Também foram responsáveis pela editoração gráfica da página os estudantes José Robson e Valter Ângelo, e o aluno Nillo Carlos, presta assessoria ao projeto.

A página pode ser acessada diretamente pelo Facebook ou no link disponível ao lado direito da página principal do CCBSA, no espaço destinado ao acesso rápido.