Direção do CCBSA reúne a comunidade acadêmica para discutir encaminhamentos relacionados à sede própria

10 de março de 2017

Com objetivo de informar a comunidade acadêmica e oportunizar uma discussão relacionada à instalação do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba em uma sede própria, a direção do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas realizou, na manhã desta sexta-feira (10), no auditório Pioneiros, uma reunião extraordinária.

Participaram da iniciativa estudantes, docentes e técnicos-administrativos vinculados aos três cursos de graduação do CCBSA e da pós-graduação em Relações Internacionais. A mesa de discussões contou com a participação da diretora do CCBSA, professora Jacqueline Echeverría Barrancos; do diretor adjunto do CCBSA, professor Ênio Wocyli Dantas; do representante dos discentes, o estudante de Relações Internacionais Rique Peres; do representante dos docentes, professor Ramsés Nunes e da representante dos técnicos-administrativos, a servidora Sandra Maranhão.

Em sua fala, a professora Jacqueline apresentou o histórico de iniciativas empreendidas com o objetivo de articular a concessão de um espaço próprio para o CCBSA. Segunda a docente, embora a UEPB tenha demonstrado interesse no prédio do antigo Hotel Tropicana, a doação do espaço foi uma surpresa para os gestores que enxergaram o ato como uma conquista histórica para o Campus V.

“Desde o início de nossa gestão estivemos realizando reuniões com diversas autoridades, principalmente vinculadas ao Governo do Estado, com o objetivo de viabilizar uma das diversas alternativas de aquisição de um espaço próprio para o CCBSA. E, depois de tanta luta, consideramos que a cessão do prédio onde funcionava o Hotel Tropicana é um grande avanço. A partir de agora vamos dar prosseguimento às discussões com a participação de todos os segmentos do Campus V na busca por encontrarmos juntos a melhor solução para nossa instalação definitiva”, avaliou a diretora.

O professor Ênio também enumerou as diversas dificuldades encontradas para a conquista de um espaço próprio de funcionamento do CCBSA e destaca que, mesmo após a cessão do prédio do Patrimônio da União, a direção e a comunidade acadêmica devem continuar na luta para que sejam adquiridos novos espaços, a exemplo do Parque das Trilhas, e para buscar o financiamento das construções, reformas e melhorias necessárias ao bom funcionamento do Campus V.

“Realizamos essa reunião no dia de hoje com o intuito de compartilhar com aqueles que fazem o CCBSA as informações sobre esse importante passo que estamos dando, e para convocar a todos para se unirem a nós nessa luta que está apenas começando”, avaliou Ênio.

O estudante Rique Peres parabenizou a direção do CCBSA pela conquista do prédio, lembrou da participação do movimento estudantil nesse processo, desde a realização do movimento “SOS UEPB Campus V”, e lançou uma reflexão sobre a possibilidade de ocupação do prédio do antigo Hotel Tropicana pela UEPB e consequente revitalização da área ocasionando o cumprimento do papel social da Educação.

“Você está se formando para servir a quem? Devemos acreditar no potencial transformador da universidade. Se encontramos um entorno com questões como violência, prostituição, drogas, temos também o papel de interferir nessa realidade, por meio das nossas pesquisas, projetos de extensão. Enfim, essa também é a nossa responsabilidade”, avalia o estudante.

O professor Ramsés Nunes enfatizou a importância dessa conquista e necessidade de empoderamento da luta por parte de cada membro da comunidade com o objetivo de constituir-se um espaço que sirva de referencial de lugar para a UEPB em João Pessoa. Já a servidora Sandra Maranhão destacou a primordialidade de que os membros da comunidade possam pensar juntos em soluções para o Campus V evitando divergências e buscando

Sobre o prédio cedido para o CCBSA

Após uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (9), entre o vice-reitor da UEPB Flávio Romero, os diretores do CCBSA, professora Jacqueline Barrancos e Ênio Wocyli e o superintendente do Patrimônio da União na Paraíba, José Clidevaldo Sampaio Alves foi realizada a cessão do prédio do antigo Hotel Tropicana para o CCBSA.

No encontro foram discutidos os detalhes formais da cessão do prédio que está situado na Rua Professora Alice Azevedo, 461, no Centro de João Pessoa, próximo a Praça dos Três Poderes. A estrutura física do antigo hotel compreende 5.119,90 m2 de área construída, contemplando 100 apartamentos, além de outros cômodos.

De acordo com Flávio Romero os 10 anos de atividades do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) em um prédio onde também funciona uma escola estadual dificulta o desempenho das execuções de uma instituição de ensino superior. O vice-reitor ainda pontuou que, após esse encontro, falta pouco para que o Termo de Cessão seja confirmado.

“Agora serão cumpridos apenas procedimentos formais, com a inserção no sistema de um projeto básico que detalhe a utilização do espaço físico. Posteriormente, caberá ao reitor Rangel Junior firmar o Termo de Cessão, que dará as condições legais para que a UEPB faça o enfrentamento de um novo desafio: captar os recursos que garantam a revitalização do espaço que será cedido, com as devidas adequações para o pleno funcionamento do Campus Universitário”, explicou o vice-reitor, acrescentando que “a cessão desse espaço pela União representa a superação de uma dificuldade inicial, qual seja: um ponto concreto de partida para que se busque, principalmente junto ao Governo do Estado, os recursos necessários para garantir a implantação do Campus V no espaço a ser cedido”.

O superintendente do Patrimônio da União na Paraíba, José Clidevaldo Sampaio, destacou ainda que “a implantação da UEPB no antigo Hotel Tropicana promoverá um enorme impacto positivo do ponto de vista do patrimônio histórico e social daquele entorno”.