Direção do CCBSA apoia iniciativa para a captação de doadores de sangue e medula óssea
Cientes do papel social da universidade e da importância da doação de sangue e de medula para salvar vidas, a direção do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba, realizou uma parceria com o Hemocentro da Paraíba para auxiliar na divulgação dos serviços oferecidos pelo órgão e, assim, conseguir conscientizar a comunidade acadêmica para auxiliar nessa causa.
Além da captação de doadores e coleta de sangue e medula óssea, o Hemocentro também realiza exames laboratoriais imunohematológicos, sorológicos, HIV, hepatite B e C, procedimentos transfusionais, promoção de diagnóstico clínico, laboratorial e tratamento de doenças hematológicas, entre outros serviços.
Para ser doador de sangue é necessário apresentar documento oficial com foto, estar bem de saúde, ter peso superior a 50 kg, ter idade entre 16 e 69 anos, estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
No caso das doações de medula óssea, qualquer pessoa entre 18 e 54 anos com boa saúde poderá ser doador. É realizado um cadastro com os dados pessoais e uma coleta de sangue para que sejam realizados testes de compatibilidade entre as células do doador e do receptor. Se constatada a compatibilidade o doador passará por alguns exames complementares e caso esteja apto é realizada a coleta O mais tradicional é o que retira da bacia, com uma agulha, com anestesia geral ou peridural.
O outro é através da veia, onde retira-se células tronco do sangue do paciente – essas células têm a capacidade de se regenerar em 20 dias. A decisão de qual método usar é do médico, que saberá qual procedimento vai proteger doador e beneficiar o receptor.
Em João Pessoa, a captação dos doadores é feita no Hemocentro, cuja sede localiza-se à Av. Dom Pedro II, 1119, ou não unidades móveis do órgão que são instaladas em pontos estratégicos de acordo com a solicitação de organizadores de eventos em todo o Estado.
De acordo com a direção do CCBSA, a perspectiva é que durante o trote solidário que marcará o início do período letivo 2014.2 e comemorações alusivas ao aniversário do Campus V, atividades que ocorrerão em agosto de 2014, seja realizada um campanha voltada à comunidade acadêmica para a captação de novos doadores.