Delegação do Campus V participa de conferência que discute os rumos da política externa brasileira
Um grupo de trinta estudantes do curso de Relações Internacionais, além de alunos de Direito e Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba, participa, até a próxima quinta-feira, 18 de julho, da “Conferência Nacional 2003-2013: uma nova política externa”, realizada na Universidade Federal do ABC (UFABC), campus São Bernardo do Campo, em São Paulo.
Promovido pelo Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais, o evento discute a inserção internacional brasileira na última década e discutir os novos rumos da política externa do país. Participam da Conferência representantes de vários setores da sociedade, como acadêmicos, militantes de movimentos sociais, o Governo, na busca por uma quebra de paradigmas por meio de mecanismos de participação popular na política externa brasileira.
São discutidos temas como a cooperação internacional para o desenvolvimento, o comércio internacional e a responsabilidade da OMC, Direitos Humanos e política externa, a integração regional e o papel do Brasil, desenvolvimento e sustentabilidade social e ambiental, a política das empresas multinacionais brasileiras na América Latina e fora dela, a atuação do Brasil nos foros multilaterais e nas novas alianças como as comunidades BRICS e IBSA.
O evento conta com a presença dos ministros Antônio Patriota (Relações Exteriores) e Celso Amorim (ex-ministro de Relações Exteriores e ministro da Defesa), assim como representantes de movimentos sociais e sindicais de relevância nacional e internacional e de acadêmicos renomados da área de Relações Internacionais, professores e pesquisadores das melhores universidades do Brasil e da América Latina. O encerramento do evento será com uma palestra do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
Além de palestras, de caráter mais abrangente e realizadas em grandes auditórios, a conferência reúne painéis temáticos especializados, oferecidos em salas menores, com o intuito de permitir um debate aprofundando dos temas. Todas as mesas e painéis são compostos por um especialista do governo, um da academia e outro da sociedade civil.
A estudante do 5º período de Relações Internacionais da UEPB, Kalyandra Ferreira, destaca que o evento traz temas pertinentes e palestrantes renomados na área, sendo, portanto uma excelente oportunidade de crescimento para os discentes que estarão presentes no evento. Já o aluno do 3º período Icaro Ferreira, que é um dos discentes organizadores da comitiva da UEPB, destaca a importância do apoio da UEPB para que os estudantes da instituição tenham a oportunidade de participar de grandes eventos, aprimorando o conhecimento adquirido em sala de aula e ficando informados sobre a produção de relações internacionais em todo o país.