Delegação do Campus V participa de conferência que discute os rumos da política externa brasileira

12 de julho de 2013

DSC04011Um grupo de trinta estudantes do curso de Relações Internacionais, além de alunos de Direito e Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba, participa, até a próxima quinta-feira, 18 de julho, da “Conferência Nacional 2003-2013: uma nova política externa”, realizada na Universidade Federal do ABC (UFABC), campus São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Promovido pelo Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais, o evento discute a inserção internacional brasileira na última década e discutir os novos rumos da política externa do país. Participam da Conferência representantes de vários setores da sociedade, como acadêmicos, militantes de movimentos sociais, o Governo, na busca por uma quebra de paradigmas por meio de mecanismos de participação popular na política externa brasileira.

São discutidos temas como a cooperação internacional para o desenvolvimento, o comércio internacional e a responsabilidade da OMC, Direitos Humanos e política externa, a integração regional e o papel do Brasil, desenvolvimento e sustentabilidade social e ambiental, a política das empresas multinacionais brasileiras na América Latina e fora dela, a atuação do Brasil nos foros multilaterais e nas novas alianças como as comunidades BRICS e IBSA.

O evento conta com a presença dos ministros Antônio Patriota (Relações Exteriores) e Celso Amorim (ex-ministro de  cartazRelações Exteriores e ministro da Defesa), assim como representantes de movimentos sociais e sindicais de relevância nacional e internacional e de acadêmicos renomados da área de Relações Internacionais, professores e pesquisadores das melhores universidades do Brasil e da América Latina. O encerramento do evento será com uma palestra do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Além de palestras, de caráter mais abrangente e realizadas em grandes auditórios, a conferência reúne painéis temáticos especializados, oferecidos em salas menores, com o intuito de permitir um debate aprofundando dos temas. Todas as mesas e painéis são compostos por um especialista do governo, um da academia e outro da sociedade civil.

A estudante do 5º período de Relações Internacionais da UEPB, Kalyandra Ferreira, destaca que o evento traz temas pertinentes e palestrantes renomados na área, sendo, portanto uma excelente oportunidade de crescimento para os discentes que estarão presentes no evento. Já o aluno do 3º período Icaro Ferreira, que é um dos discentes organizadores da comitiva da UEPB, destaca a importância do apoio da UEPB para que os estudantes da instituição tenham a oportunidade de participar de grandes eventos, aprimorando o conhecimento adquirido em sala de aula e ficando informados sobre a produção de relações internacionais em todo o país.