Câmpus V da UEPB promove atividades remotas alusivas aos 15 anos de fundação
Oficinas, minicursos, mesas de diálogo, mostra científica e palestras integram a programação do evento “15 anos do câmpus V: trajetórias afirmativas e protagonismo científico”, alusivo ao aniversário do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa, realizada de 23 a 27 de agosto, por meio do Google Meet e YouTube.
O primeiro dia de evento, 23 de agosto, contou com as oficinas “Noções básicas de libras para o atendimento à comunidade surda”, tendo como ministrante a especialista em tradução e interpretação pela Universidade Nossa Senhora de Lurdes e intérprete de libras do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão-NAI/UEPB, Geane Leal. Na sequência, foi realizada a oficina “A importância da implementação da audiodescrição nos documentos oficiais disponibilizados pelas instituições de ensino superior”, ministrada pela mestra em Ciência da Informação pela UFPB, bibliotecária e colaboradora do SIB acessível, Giulianne Monteiro e pela mestranda em gestão pública pela UFRN, especialista em educação especial inclusiva e revisora de textos braille na Universidade Federal do Cariri, Alseni Maria da Silva.
No dia 24 de agosto, às 16h, via Google Meet, foi realizado o minicurso Qui Jin, sobre a vida da martir chinesa, ministrado pela professora do curso de Relações Internacionais da UEPB Mônica Santana. Os interessados em participar do minicurso devem preencher o formulário eletrônico previamente.
A programação conta, ainda, com a mesa de diálogo com a reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz; com os atuais diretores do CCBSA, Cleber Salimon e Lucila Vilhena, e com ex-diretores do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, que será realizada no dia 25 de agosto às 16h, com transmissão pelo canal do CCBSA no YouTube.
No dia 26 de agosto, foi realizada no canal do CCBSA no YouTube a palestra “Umbuzeiro-Rio-Paris-Haia: Os eixos do protagonismo na trajetória de Epitácio Pessoa”, ministrada pelo professor da Faculdade de Direito da UFPB, árbitro da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), da Court of Arbitration for Art (CAfA) e do Tribunal Permanente de Revisão do MERCOSUL (TPRMercosul), Marcílio Franca.
Mostra científica
O evento também contou com a “IX Mostra Científica de ensino, pesquisa e extensão do CCBSA”, que em 2021 teve que ser adaptada à realidade da pandemia e deve ocorrer de forma remota, com o envio de vídeos dos projetos desenvolvidos no CCBSA que serão expostos no canal do câmpus V no YouTube. Os destaques da mostra participam da mesa de encerramento do evento, nesta sexta-feira, dia 27 de agosto às 16h.
O encerramento do evento conta com a apresentação musical da cantora e compositora Lua Isa. A artista, que também é instrumentista, atriz e artesã, com 20 anos de carreira musical hoje é vocalista da banda Pássaro Amarelo e também se apresenta em shows solos seu novo solo o Canto da Lua , compõe mais dois projetos musicais o Camafeu Musical e o Black White. Durante essa pandemia se dedicou a diversas lives e eventos. No Festival Eu Fico em Casa PB 2 foi uma das selecionadas por voto popular. Alguns de seus trabalhos ,vídeos e clipe e Lives estam no seu canal do YouTube “Minha Panela não tem Tampa.”
A Mostra Científica é organizada pela direção do CCBSA, coordenações de cursos e projeto de extensão “Nas trilhas da difusão científica: a visibilidade dos projetos do câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba”, vinculado ao Programa “Da ação cidadã às redes sociais científicas: os laços e possibilidades da Ciência Aberta na UEPB”.
Texto: Juliana Marques