Bacharelado em Arquivologia – UEPB

Turno: Diurno/Noturno

Número de Vagas ofertadas por turno:  46
Turnos: Diurno, Noturno
Tempo Mínimo de Integralização: 9 Semestres
Tempo Máximo de Integralização: 14 Semestres

Modalidade: Bacharelado

Coordenadora: Profa. Dr. Ramsés Nunes e Silva

Coordenador adjunto: Prof. Ms. Henrique Elias Cabral França

Secretários:

  • Keliana Menezes
  • Marcelino Ferreira de Jesus

ArquivistaRafael Melo.

Endereço: Rua Horácio Trajano de Oliveira, S/N, Cristo Redentor, João Pessoa-PB, Cep 58071-160

Telefone: (83) 99444-6087

Email: coord.arquivologia.ccbsa@setor.uepb.edu.br

Site: http://arquivologiauepb.com.br/

Redes Sociais: Facebook: https://www.facebook.com/arquivologia.uepb.1

Regime acadêmico: Seriado semestral

Projeto Pedagógico de curso: PPC Arquivologia

Criação: RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/010/2006

Criado em 2006, o curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba foi pioneiro na Paraíba, segundo curso da área no Nordeste e desde a sua fundação tem se fortalecido tanto com relação à estrutura física, quanto no que diz respeito à qualificação do seu corpo docente.Com um perfil consolidado, o curso tem desempenhado o importante papel de ampliar a produção de conhecimento científico em Arquivologia e formar profissionais capazes de conhecer, intervir, implementar, desenvolver, inovar e analisar processos arquivísticos, elaborando programas de gestão da informação.Integrado ao Campus V – José Lins do Rego, localizado na cidade de João Pessoa – PB, o curso de Arquivologia tem rompido os limites do Estado e se propagado para todo o país por meio de seus eventos, como é caso do Fórum Internacional de Arquivologia, que traz palestrantes renomados de Universidades estrangeiras e reúne participantes de todo o país. O corpo docente do Bacharelado em Arquivologia, composto em sua grande maioria por professores doutores e mestres, também tem dado visibilidade à produção do curso com trabalhos apresentados em eventos internacionais e publicações em revistas científicas conceituadas.

Ensino, Pesquisa e Extensão

Considerando os três focos que devem compor uma universidade de qualidade, que são Ensino, Pesquisa e Extensão, o curso de Arquivologia da UEPB tem se dedicado ao apoio e promoção de atividades nesse âmbito.Uma possibilidade de crescimento e aprendizado para o aluno, que vai além do ensino ofertado em sala de aula diz respeito ao Programa de Monitoria. Grande parte das disciplinas do curso de Arquivologia conta com monitores bolsistas que acompanham o professor em sala de aula e auxiliam os colegas na resolução de exercícios. Além de ser importante para o desenvolvimento do estudante, esta atividade pode fazer a diferença para quem pretende seguir a carreira acadêmica.Com relação à área de Pesquisa tal graduação tem se destacado pelos números de atividades desenvolvidas. O curso já teve vários projetos selecionados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através dos editais do Programa de Incentivo à Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).A aprovação destes projetos é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito desde a fundação do Bacharelado em Arquivologia que conta dois grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e certificados pela UEPB. Na área de Extensão, o curso conta com programas e projetos cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UEPB, todos com alunos bolsistas e voluntários envolvidos.

Formação profissional

Além do envolvimento em grupos de pesquisa, projetos de extensão e programas de monitoria, o aluno de Arquivologia da UEPB, tem contato com a prática profissional desde cedo. O curso conta com parcerias com instituições públicas e privadas que possibilitam a participação da maioria dos alunos a partir do 6° período em programas de estágio.Por outro lado muitos destes estudantes têm obtido posições de destaque em vários concursos públicos, a exemplo das seleções da UFPB, UFPE, UFCG, Ministério da Saúde, UFRN, MPU entre outras. Grande parte destes alunos é aprovada antes mesmo de concluir a graduação.Tal índice de aprovação em seleções ocorre, em parte, pelo esforço do corpo docente em possibilitar uma boa formação aos alunos. Soma-se a isso a estrutura do curso que conta, atualmente, com quatro laboratórios: de Práticas Integradas em Arquivologia, Informática, Tecnologia da Informação Aplicado a Sistemas Arquivísticos e Conservação e Preservação de Documentos, que atendem a todas as disciplinas do curso.Todos estes espaços são equipados com aparelhos de última geração, arquivos deslizantes, material para higienização, análise documentária, avaliação, seleção e reprodução de documentos.Deste modo o Bacharelado em Arquivologia da UEPB busca cumprir a missão do curso que é formar profissionais éticos e competentes na área de Arquivologia, comprometidos com a transformação e a valorização do ser humano para o exercício da cidadania.

Campo de atuação profissional

Atuar em instituições de arquivos públicos, privados, históricos, técnicos ou de forma autônoma a partir da abertura de empresas de consultoria e assessoramento em serviços gestão de arquivos/documentos. O campo de atuação aberto ao arquivista na atualidade é praticamente inesgotável, se consideradas as necessidades de informação decorrentes das complexas relações organizacionais no âmbito público e privado.Em princípio o arquivista encontra espaço privilegiado na administração pública,  em serviços e instituições arquivísticas no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, na administração pública federal, estadual e municipal.Na esfera privada estas possibilidades de trabalho são muito amplas, incluindo empresas em todas as áreas do comércio e da indústria; universidades e escolas privadas; associações profissionais e sindicatos; associações recreativas e clubes; associações esportivas; partidos políticos; entidades religiosas; escritórios de advocacia; escritórios de arquitetura e engenharia; hospitais, clínicas e consultórios médicos. Por outro lado, centros de documentação, centros de memória, centros de informação também oferecem campo de trabalho ao arquivista.

Docentes:

Mestre em Ciência da Informação. Especialista em Gestão de Arquivos Públicos e Privados. Graduada em História e em Arquivologia. Tem experiência na área de História e Arquivologia, com ênfase em Memória, Patrimônio e Gestão da Informação.

Doutor em Educação. Mestre em Direito. Graduado em Direito. Possui experiência na área de Direito, com ênfase em ORDEM JURÍDICA CONSTITUCIONAL. Também atua nas áreas de Ensino Jurídico, Cultura Jurídica, formação de professores para as Ciências Jurídicas, radiojornalismo político e esportivo, propaganda e publicidade.

Mestre em Informática. Graduado em Ciência da Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias da informação e comunicação, arquitetura da informação, usabilidade, acessibilidade, experiência do usuário  e tecnologias aplicadas à Arquivologia.

Possui graduação em Telecomunicações pelo Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui experiência no ensino de Tecnologia da Informação e Comunicação, com interesse principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: i) Desenvolvimento de Projetos para Sistemas de Comunicação Wireless (comunicação sem fio). Atualmente desenvolve pesquisa em dispositivos de Telecomunicações para Aplicações na faixa de micro-ondas, onde temos aplicações em redes sem fio (Wi-Fi, Bluetooth, Wi-Max, Internet das coisas, etc.). ii) Tecnologia da Informação Aplicada a Arquivologia.

Doutora em Linguística. Mestre em Linguagem e Ensino. Graduação em Letras. Tem experiência na área de Linguística, Tecnologias Educacionais e Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, gêneros acadêmicos, transposição didática, jornalismo, planejamento de campanha, letramento.

Mestre em Ciência da Informação. Especialista em Organização de arquivos e em Direito Administrativo e Gestão Pública. Graduada em Biblioteconomia. Possui experiências nas áreas de Gestão Documental, Gestão Pública, Políticas Arquivísticas e Formação Profissional. Vice-Presidente da Associação dos Arquivistas da Paraíba; Conselheira do CONARQ – Conselho Nacional de Arquivos, representando as Instituições de Curso Superior de Arquivologia.

Mestre em Ciência da Informação, com foco em preservação digital. Especialista em Criação Publicitária. Graduado em Comunicação Social – Jornalismo. Coordena projetos de extensão ligados à memória e cidadania, participação social, análise e produção de audiovisual. É idealizador do FARPAs – Festival de Artes e Participação Social. Também é membro do GPAS (Grupo de Pesquisa Arquivologia e Sociedade) e integrante da equipe do SESA – Seminário de Saberes Arquivísticos.

Doutora, Mestre e Bacharel em Administração. Possui experiência de mais de 20 anos em atividades de Gestão e Consultoria na área de Administração e Administração Pública, atuando nos seguintes temas: Empreendedorismo, Gestão Pública e Ciência da Informação.

Doutor em Documentação. Mestre em Ciência da Informação. Graduação em História. Pesquisador na área de Ciência da Informação com ênfase em Arquivologia, atuando nos seguintes temas: arquivos, sistemas de arquivos, gestão documental, administração em Arquivística, arquivos coloniais, documentos digitais e epistemologia arquivística e pesquisador em História.

  • Leonardo Pereira de Assis – leonardop.assis@hotmail.com

Mestre em Direito Público. Especialista em Direito Financeiro. Graduado em Direito. Promotor de Justiça. Possui experiência na área de processos e procedimentos judiciais e extrajudiciais, por ser membro do Ministério Público desde 1994 e atuar em órgãos de execução e administrativos da instituição ministerial.

Doutora em Ciência da Informação. Mestre em Educação. Graduação em Pedagogia e em Biblioteconomia. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da informação e de biblioteca e Descrição arquivística atuando nos seguintes temas: planejamento bibliotecário, representação da informação, acervo de cordel, indexação e metodologia científica.

Pós-doutor em História da Educação. Doutor e Mestre em História da Educação. Graduado em História. Suas pesquisas estão relacionadas aos seguintes temas: História da Educação, História da Paraíba, História da Educação Confessional, História das Instituições asilares, estudos sobre a secularização educacional, arquivos histórico-escolares, entre outros.

Mestre em Ciência da Informação. Especialista em Arquivos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Integrado. Graduado em Arquivologia. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, arquivos, sistemas de arquivos, protocolo e documentos digitais.

Doutora em Educação. Mestre em Psicologia Social. Graduada em Formação para Psicólogo e em Licenciatura Plena em Psicologia. Tem experiência em ensino e pesquisa em Psicologia, Educação, Metodologia Científica, Comunicação, Arquivologia e Saúde Coletiva.

Professores(as) substitutos(as)

É Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (2016 – PPGCI/UFPB), Bacharela em Psicopedagogia (2021) e em Arquivologia (2013) pela Universidade Federal da Paraíba.

É Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Mestra em História pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PPGH/UFPB), Bacharela em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Licenciada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tecnóloga na área de Gestão em Marketing pela Faculdade de Gestão da Paraíba UNIUOL. Especialista em Psicopedagogia Institucional e especialista em História da Paraíba, ambas pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa – CINTEP.

É Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCI- UFPB. Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCI- UFPB. 

É Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), possuindo graduação em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Professores(as) colaboradores(as)

Psicóloga e Doutora em Psicologia Social pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Associada da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), atualmente lotada no Campus V. Tem experiência em psicologia com ênfase em Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano, Psicologia Social e Organizacional; Psicologia da Saúde e Metodologia de Pesquisa.

Doutora em Letras pela UFPB, ex-bolsista do IFP/FORD(2003).Mestre em Biblioteconomia pela UFPB. Especialista em Arquivo e Patrimônio. Professora do Curso de Arquivologia da UEPB. Licenciada em Letras pela UFPB. Pós Graduada em Pesquisa Educacional pela UFPB.

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba, graduado e mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará. Realizou período de pesquisa na Université Nice (atual Université Côte d’Azur), França.  Atualmente é coordenador adjunto do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Professora do Departamento de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atua como coordenadora do Núcleo de Documentação Histórica (NDH), no Centro de Humanidades da UEPB, coordenando projetos de pesquisa e extensão.

Possui graduação em Licenciatura em Letras e pós-graduação lato sensu em Novas Tecnologias na Educação. Pós-graduação lato sensu em Educação a Distância para a Tutoria do Curso Aluno Monitor Microsoft – Básico e Avançado, promovido pela Microsoft Educação em parceria com o governo do Estado da Paraíba. É coordenadora de Polo da Universidade Aberta do Brasil -UAB / Associado João Pessoa – PB;

Doutor e Mestre em Sociologia. Graduado em Ciências Sociais. Tem experiência na área de Sociologia Urbana, tendo atuado com os seguintes temas: modernidade e pós-modernidade, requalificação/revitalização urbana e moradia irregular, ecologia humana e antropologia.

Doutora em Recursos Naturais. Mestre em Desenvolvimento Regional. Bacharel em Administração. Coordenadora Adjunta do Curso de Administração (2016/2018 – 2023/atual), Coordenadora do Curso de Administração (2003/2007), Coordenadora dos Cursos de Especialização (Lato Sensu) em Gestão de Recursos Humanos (2002) e Gestão Estratégica da Micro e Pequena Empresa (2003/2004). Avaliadora Ad hoc do Instituto Nacional de pesquisa Educacionais – INEP (2018/atual).