Cursos do CCBSA serão destaque na edição de 2015 do Guia do Estudante Profissões

9 de setembro de 2014

Sem títuloAs graduações em Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba, conseguiram se destacar com conceitos “bom” e “muito bom” na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) – Edição 2014, da Editora Abril. A lista completa, com os conceitos conferidos a universidades de todo o Brasil, constará da publicação “Guia do Estudante (GE) Profissões Vestibular 2015″, que passa a circular nas bancas a partir do dia 10 de outubro de 2014.

Os cursos de Arquivologia e Ciências Biológicas receberam conceito “muito bom”, e foram referendados com quatro estrelas. O curso de Relações Internacionais do Campus V recebeu três estrelas. Ao todo a UEPB contou com 21 cursos avaliados com conceitos “bom” ou “muito bom”.

Esta avaliação ocorre mediante relatório enviado pelas coordenações dos cursos relativo às atividades desenvolvidas nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. De acordo com a coordenadora do bacharelado em Arquivologia, professora Maria José Cordeiro de Lima, “essa premiação é resultado de uma equipe que vem desempenhando, com responsabilidade e competência, atividades, seja no âmbito administrativo, técnico e pedagógico e que, cada vez mais, consolida o curso de Arquivologia da UEPB”.

Para o professor Eli Brandão, pró-reitor Graduação da Instituição, o bom desempenho dos cursos da UEPB na avaliação do Guia do Estudante é resultado dos investimentos que a Universidade vem realizando na busca por uma graduação de excelência. Ele destaca como um dos fatores responsáveis pela avaliação positiva do GE, o crescimento da capacitação dos docentes, que proporcionou melhora do ensino da Instituição e incentivo a pesquisa por parte dos docentes. ”Esses investimentos proporcionaram melhoras, de forma significativa, na qualidade do ensino da Instituição”, disse.

Além disso, conforme observou o professor Eli Brandão, a Universidade tem investido em bolsas de assistência estudantil e em programas que visam garantir a inclusão do aluno e combater a evasão escolar. Em alguns cursos da Instituição, a evasão é quase zero principalmente depois que a UEPB passou a adotar o SiSU como critério para ingresso nos cursos superiores. “Hoje, temos conseguido preencher praticamente todas as vagas dos nossos cursos de Bacharelado. Isso graças ao SiSU”, disse.