Cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da UEPB realizam seminários de abertura do semestre 2016.2
Com o objetivo de apresentar aos estudantes novatos temas de relevância na área de Relações Internacionais, e possibilitar aos veteranos discussões com a presença de pesquisadores de centros de referência na área, os cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizaram, na segunda e terça-feira (29), no Campus V da UEPB, o “Seminário de Economia Política Internacional” e o “Seminário Nacional: O Brasil e o Conselho de Segurança da ONU”, como abertura do semestre 2016.2.
A aula magna “O Conselho de Segurança após 2011: impasses e perspectivas”, foi ministrada na segunda-feira (28) à noite pelo professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e presidente da Associação Brasileira de Relações Internacionais, Eugênio Diniz. Na oportunidade, o docente destacou a importância da UEPB como polo de reflexão das Relações Internacionais no Nordeste e ressaltou a necessidade de desenvolvimento de eventos e pesquisas voltados ao estudo das organizações internacionais.
“No Brasil há poucos estudos sobre o Conselho de Segurança das Nações Unidas e é interessante que se fale sobre organizações internacionais em nosso curso. O mundo acadêmico está sem olhar a situação delicada que o Conselho de Segurança e as Nações unidas vivem atualmente. Enfim, as Nações Unidas devem ser mais estudadas do ponto de vista dos processos políticos”, avaliou Eugênio Diniz.
O primeiro dia de evento também contou com a palestra “A Política Externa Brasileira no Conselho de Segurança da ONU no período pós Guerra Fria”, ministrada pelo professor do Mestrado em Relações Internacionais Carlos Enrique Ruiz Ferreira.
Nesta terça-feira (29) foi realizado o Seminário de Economia Política Internacional, com a participação do professor da PUC-Minas, Leonardo César Ramos, que apresentou a discussão “Estado da arte da Economia Política Internacional (EPI) no Brasil”, e dos professores da Universidade Federal de Pernambuco, Marcos Costa Lima, da UFPB, Thiago Lima, sob a coordenação do professor do PPGRI-UEPB, Alexandre César Cunha Leite. Na oportunidade, foi exposto o livro da Coleção Pensamento Crítico, intitulado “Perspectivas Asiáticas”, obra organizada pelo professor Marcos Costa Lima.
A programação do seminário contou, ainda, com a mesa redonda “Política Externa Brasileira e a ONU”, com uma discussão sobre “Dilemas contemporâneos: a responsabilidade ao proteger: uma inovação brasileira?”, tendo como palestrante a professora da Faculdade Estácio Marília Cordeiro Serra; “O Brasil no Conselho de Segurança da ONU: Haiti e Timor Leste”, ministrada pelo docente da UEPB, Wemblley Lucena de Araújo, e “A questão portuguesa e a política externa brasileira na ONU”, tendo como ministrante o convidado do Ministério Público da Paraíba, Alex Douglas Meaux. A iniciativa foi coordenada pela professora do PPGRI-UEPB, Raquel Bezerra Leal de Melo.
O encerramento do evento contou com a palestra “As grandes potências e o ‘resto’ na política internacional: de Bandung ao TPP”, tendo como ministrante o professor do PPGRI-UEPB, professor Henrique Altemani, com a coordenação do estudante do Centro Acadêmico de Relações Internacionais da UEPB Pedro Benevides.
De acordo com o professor Alexandre Cunha Leite, a perspectiva é que o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da UEPB promova regularmente seminários com discussões de temas específicos da área de Relações Internacionais. Tais eventos são voltados aos estudantes de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais e áreas afins.