Curso de Relações Internacionais sedia Seminário sobre os desafios da política externa brasileira
O curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Centro de Estudos Avançados em Política e Governança e o Projeto de pesquisa e extensão “A Reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Política Externa Brasileira” promovem, nos dias 23 e 24 de maio, no auditório do Câmpus V da UEPB, localizado à Rua Horácio Trajano de Oliveira, Cristo, o “3º Seminário Nacional – As transformações na Ordem Internacional e os desafios da Política Externa Brasileira”.
A mesa de abertura do evento será realizada na terça-feira, 23 de maio, às 8h30, com a presença do professor do curso de Relações Internacionais da UEPB, Carlos Enrique Ruiz Ferreira e do diretor de Projetos da Fundação Friedrich Ebert, Gonzalo Berrón. Na sequência será realizada a mesa “As transformações na ordem internacionais”, com a participação do professor do Instituto de Relações Internacionais da UNB, Antônio Jorge Ramalho e do pesquisador Sênior do Instituto de Relações Internacionais da UNB, Henrique Altemani. Ambas as mesas serão coordenadas pela professora do curso de Relações Internacionais da UEPB, Raquel Melo
No turno da noite, às 18h, será realizada a mesa “A segurança internacional, a governança global e o papel do brasil”, com o professor do Departamento de Ciência Política da USP Rafael Villa e do assessor da Rede Brasileira pela Integração dos Povos (REBRIP), professor Adhemar Mineiro, sob a coordenação da professora do curso de Relações Internacionais da UEPB, Luiza Rosa.
O evento encerra na quarta-feira, 24 de maio, às 9h, com a mesa “Os desafios da política externa brasileira”, com a participação da professora do Departamento de Relações Internacionais da UFPB, Mariana Pimenta Oliveira Baccarini; do professor Antônio Jorge Ramalho e coordenação da professora do curso de Relações Internacionais da UEPB, professora Gabriela Barbosa.
De acordo com a organização do Seminário, este evento é direcionado a estudantes e pesquisadores de Relações Internacionais e demais interessados na temática proposta. As inscrições ocorrem via formulário eletrônico disponível na página do evento (https://brasilonu.online).
O evento conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) e Fundação Friedrich Ebert Brasil.
Texto: Juliana Marques