Curso de Relações Internacionais realiza palestra sobre o cenário político nacional na atualidade
Crise econômica, escândalos políticos e o papel da imprensa diante deste cenário foram alguns dos temas discutidos durante a palestra “A grande mídia por trás da degeneração das instituições brasileiras: o resgate pelo pacto social”, realizada na tarde desta quarta-feira (11) pelo economista José Carlos de Assis, como parte das atividades do 22º Encontro de Iniciação Científica da Universidade Estadual da Paraíba.
Durante a palestra o pesquisador, que possui uma sólida trajetória acadêmica e profissional na imprensa escrita e economia, fez uma breve explanação sobre a conjuntura política brasileira, o que originou a crise vivenciada na atualidade e qual a contribuição da imprensa para o agravamento dessa situação.
“O jornalismo investigativo é uma arma poderosa contra a corrupção, a impunidade e dilapidação do patrimônio público. Mas se manejado sem responsabilidade pode resultar em danos maiores que aqueles que procura corrigir. O que nós vivenciamos na mídia nacional da atualidade é a existência de um jornalismo que não é investigativo e sim declaratório. Tivemos dois escândalos recentemente que são os casos do Mensalão e Petrolão, e a forma como foram explorados pela imprensa brasileira interferiu significativamente no sistema político nacional, e certamente agravou a crise”, avaliou José Carlos.
O pesquisador destacou a ideia de um “pacto social” como o caminho para o enfrentamento da crise, partindo do pressuposto de que só através de um entendimento entre entidades suprapartidárias de trabalhadores e empresários é que a economia brasileira poderá se recuperar. “No nosso caso o pacto é o caminho para evitarmos uma convulsão social alimentada pelo desemprego e pela queda da renda da população”, explica.
José Carlos de Assis é professor aposentado pela UEPB, tendo atuado como coordenador do curso de Relações Internacionais. É economista, mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou nos principais jornais brasileiros (Folha de São Paulo, O Globo) na área do jornalismo econômico e é autor de mais de vinte livros sobre economia, política e jornalismo, sendo seu mais recente lançamento a obra “Os sete mandamentos do jornalismo investigativo: inteligência, ética e coragem na construção da reportagem”.
Além de João Pessoa, essa mesma palestra do professor José Carlos também foi apresentada em várias cidades do país, e, nesta quinta-feira, 12, às 15h30, no auditório 2 da Central de Aulas, será realizada em Campina Grande.