Curso de Arquivologia realiza palestra com delegado da polícia civil que trata de crimes digitais e direito eletrônico

12 de maio de 2023

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

O uso da internet tem se tornado cada vez mais comum na sociedade contemporânea, mas com essa facilidade surgem também riscos e ameaças cibernéticas, que podem comprometer a segurança de dados pessoais e institucionais. Para discutir a importância do Direito Eletrônico e Digital e alertar sobre o perigo dos crimes digitais, o componente curricular do 3º período diurno do Curso de Bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoveu, nesta terça-feira (12), a palestra “Crimes digitais e a precaução no uso da Web: o papel da política civil”.

O evento, realizado no auditório Pioneiros, contou com a presença do delegado de crimes digitais da Polícia Civil do Estado da Paraíba, João Ricardo Júnior, como palestrante. O delegado alertou para a importância da precaução no uso da web e o papel da política civil na proteção contra ameaças cibernéticas.

Durante a palestra, o delegado apresentou a definição de crime cibernético e dados sobre crimes digitais no Brasil e no mundo. Segundo ele, a internet se tornou um terreno fértil para a prática de crimes, como roubo de dados, fraudes, extorsões, pornografia infantil, entre outros.

O evento foi coordenado pelo professor Germano Ramalho, responsável pelo componente curricular do 3º período diurno do Curso de Bacharelado em Arquivologia da UEPB Direito Eletrônico/Digital. Para ele, a palestra foi uma oportunidade para os estudantes de Arquivologia dialogarem entre as teorias estudadas e pesquisadas em sala de aula e a prática exposta por autoridades descrevendo os fenômenos como ocorrência.