Curso de Arquivologia realiza Fórum de Estágio para partilhar as experiências de discentes no mercado de trabalho

22 de julho de 2022

Com o objetivo de partilhar experiências aprendidas nas práticas de estágio, a coordenação do bacharelado em Arquivologia, coordenação de estágio, Projeto SESA e Projeto de extensão Práticas arquivísticas e formação profissional: dos estágios ao mercado de trabalho, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, nesta sexta-feira (22), pela manhã, no auditório Pioneiros, parte das apresentações do Fórum de estágio do curso de Arquivologia da UEPB. O evento prossegue à noite.

Nesta edição o evento ocorrerá presencialmente, e está sendo gravado para ser disponibilizado, posteriormente, no canal do Projeto SESA no YouTube. Em 2021, o evento ocorreu virtualmente em três blocos: Bloco 1, Bloco 2 e Bloco 3.

De acordo com a coordenadora do curso de Arquivologia, professora Eliete Correia dos Santos, o desenvolvimento de atividades práticas é um fator primordial na formação dos arquivistas. “O perfil e as atribuições que são exigidas para os arquivistas estão estabelecidas pela Lei 6.546 de 1978. Podemos destacar alguns termos colocado nesta Lei que evidencia a necessidade do conhecimento de práticas tais como: planejar, orientar, assessorar, entre outras”, explica.

Os estudantes de Arquivologia da UEPB têm desenvolvido atividades de estágio no Procon, Arquivo Central da UFPB, Fundação Casa José Américo, Laboratório Integrado Mara Cordeiro, entre outras instituições. Os relatos de algumas destas iniciativas estão sendo compartilhados durante o Evento.