Curso de Arquivologia promove palestra sobre a gestão de arquivos em Tribunais Judiciários

9 de maio de 2014

“O Papel do Juiz Gestor e a Administração de Arquivos em Tribunais Judiciários”, esse é o tema da palestra que será proferida na próxima terça-feira, 13 de maio, às 10h, no auditório do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, voltada a estudantes do bacharelado em Arquivologia.

A palestra será ministrada pela diretora do Fórum Cível Desembargador Mário Moacir Porto, juíza Agamenilde Dias Vieira Dantas. A magistrada, que possui Pós-Graduação em Direito da Comunicação pela Universidade de Coimbra – FDUC e atua Corregedoria Nacional do Conselho Nacional de Justiça e Comitê Nacional do Fórum Nacional de Precatórios – FONAPREC do Conselho Nacional de Justiça, abordará o caso do arquivo do Fórum Cível de João Pessoa.

O evento contará com a presença de discentes vinculados aos componentes curriculares “Introdução à Administração” e “Teoria das organizações”, ambos do bacharelado em Arquivologia, ministrados pela professora Ana Lúcia de Souza. De acordo com a docente o objetivo da atividade é possibilitar a esse público uma visão sistêmica do campo da administração, através de uma perspectiva geral das  áreas, das atividades e das funções administrativas e o entendimento sobre a relação existente entre as teorias administrativas e o trabalho do profissional de Arquivologia nas diferentes organizações.

A docente destaca a importância de despertar nos estudantes de Arquivologia desde o início da formação, uma visão sobre as questões relacionadas ao campo da gestão, uma vez que, depois de formados, esses trabalharão como gestores da informação nas organizações.O evento é gratuito, aberto aos discentes interessados na temática e não são necessárias inscrições prévias para a participação.