Curso de Arquivologia da UEPB promove palestras que integram a programação da 7ª Semana Nacional de Arquivos
O bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, de 5 a 7 de junho, nos turnos da manhã e noite, palestras que integram a programação da 7ª Semana Nacional de Arquivos, iniciativa que conta com 525 eventos organizados por 220 instituições espalhadas por 91 municípios brasileiros voltados à temática “Arquivos – Territórios de vidas”.
Na UEPB será realizada na segunda-feira, dia 5 de junho, às 19h, no auditório Pioneiros com transmissão pelo canal do Projeto SESA no YouTube, a palestra “Tecnologias e o Arquivista: territórios de diálogos”, que será ministrada pela doutoranda em Ciência da Informação pela UFPB Adelaide Helena Targino Casimiro. A palestra pretende discutir os tipos de tecnologias que têm impacto direto no dia-a-dia e a probabilidade de automação da área Arquivística, bem como, sugerir aplicações do conhecimento deste profissional em vários ramos do mercado de trabalho.
A programação na UEPB prossegue na terça-feira, 6 de junho, às 9h, na sala de aula 3, e às 19h, no Auditório Pioneiros, com a palestra “Decolonização nas ciências, migração e territórios de vidas: o que a Arquivologia tem a ver com isso?”, que terá como o professor da UFPB, Afonso Celso Scocuglia e a docente do curso de Arquivologia da UEPB, Eliete Correia dos Santos. A palestra objetiva refletir sobre o lugar da ciência como monocultura do saber da modernidade, migração de povos no contexto atual e o arquivo como território de vidas.
O encerramento das atividades ocorre na quarta-feira, 7 de junho, às 9h da manhã, no auditório Pioneiros, e às 19h na Sala de Aula 3, com a palestra “Governo eletrônico: Território a se debater”, que será ministrada pelo professor do curso de Arquivologia, Josemar Henrique de Melo. Na oportunidade, o docente deve debater sobre governo eletrônico, a transformação digital e as mudanças ocorridas nos processos internos e externos dos governos, a governança de Tecnologia da Informação e suas ramificações para o Governo Eletrônico e as principais ideias da estruturação do Governo Eletrônico.
De acordo com a coordenadora do curso de Arquivologia, professora Eliete Correia dos Santos, o tema da Semana Nacional de Arquivos estimula reflexões e inspira debates sobre ações e práticas arquivísticas por meio do diálogo entre instituições, sociedade, usuárias e usuários.
“Baseando-se nisso, o Curso de Arquivologia da UEPB, dentre as pautas escolhidas para discussão, enfatiza o lugar da ciência como monocultura do saber da modernidade, migração de povos no contexto atual e o arquivo como território de vidas. Assim, pensar sobre a questão: o que a Arquivologia tem a ver com isso? Dessa forma, a discussão aguça o reconhecimento da copresença de diferentes saberes e a necessidade de investigar as divergências, as similaridades e contradições. Destarte, o arquivo visto como uma instituição responsável pela preservação, a guarda, o acesso e a difusão de registros de vidas de diferentes época, colaborando para a luta de resistência contra a opressão”, explica professora Eliete.
A 7ª SNA busca celebrar as pessoas e instituições que guardam, preservam e dão acesso aos registros de vidas de diferentes épocas, e que precisam ser reconhecidos e valorizados como expressões da diversidade e pluralidade da nossa sociedade. A edição também celebra os 75 anos do Conselho Internacional de Arquivos (ICA) e os 50 anos da Associação Latino-americana de Arquivos (ALA).
Na Paraíba, além da UEPB, várias instituições participam com programação própria, tais como a Fundação Casa de José Américo (FCJA), o Grupo de Estudos Arquivísticos (GeArq), Universidade Federal da Paraíba e Arquivo Público Estadual da Paraíba (APEPB).
Texto: Juliana Marques